Hoje no Brasil temos 5 policias diferentes: Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária e Polícia Federal. Todas com o mesmo objetivo, prender bandido e até se prenderem se for o caso.
Os salários já mostram quem manda mais e quem manda menos no país das desigualdades, onde alguns ganham mares de dinheiro e outros só ganham o da sobrevivência. Hoje o salário de um policial militar no Brasil está na casa de R$ 1.500,00 até R$ 2.500,00 - base nacional. Vamos desconsiderar os salários do Distrito Federal que se comparam aos de nível federal. Na Polícia Federal, por exemplo, um agente de polícia já começa sua carreira gloriosa ganhando pouco mais de 7 mil reais. E pelo que sabemos até agora o índice de corrupção é zero.
Ao colocar em uma balança de quem faz mais ou faz menos, mesmo dentro de suas atribuições constitucionais já diagnosticamos a desigualdade. Todos os dias policiais militares confrontam com os bandidos do nosso cotidiano, bandido esses que nossa sociedade criou e não sabe mais o que fazer. Os PMs do Brasil são uma espécie de fuzileiros, chegam primeiro na guerra e levam as primeiras balas. E ao contrario das policias de 1º escalão ganham pouco, trabalham mais e morrem aos milhares todos os dias. Fato pouco noticiado, pois isso não vende jornais e não da IBOPE.
Quando passamos por escândalos como esse apresentado na polícia de Goiás, a primeira coisa que os santos milagreiros respondem para sociedade é pacotes de repressão contra policiais, ou seja, a velha música de décadas que não muda nunca. Não se ouve falar nesses pacotes milagrosos e utópicos em treinamento de alto nível, melhores salários, equipamento dignos, mudanças na legislação entre outros. Estamos dando combustível para um país da desigualdade que está se acostumando e aceitando as inversões de valores que invadem nossos lares através da TV com programas cada vez mais escandalosos. Um sábio pastor evangélico de Caldas Novas disse: Nossas crianças estão sendo culturalmente abastecidas pelos Big Brother e a Fazenda - Zoológicos humanos exibidos em horários nobres. Que país é esse...
Texto: Deputado Estadual major Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário