Major Araújo pede que imóveis abandonados paguem imposto progressivo


O vereador Major Araújo(PRB) apresentou requerimento solicitando que a Prefeitura de Goiânia notifique proprietários de prédios abandonados na capital e aplique aos mesmos, o IPTU progressivo. Ele justifica que os imóveis abandonados ou com obras paralisadas há muito anos tem causado sérios problemas ligados, sobretudo, à saúde e segurança da população.

“O abandono e a falta de manutenção adequada acabam por transformar esses ambientes em focos de agentes transmissores de doenças e pontos de marginalidade, onde campeiam o consumo e tráfico de drogas, a prostituição, a promiscuidade, o alcoolismo e outros males”, conta.

Major Araújo citou os seguintes prédios, como exemplo dos imóveis que poderão ter aplicados o IPTU progressivo:
- Maison Bueno, na Rua T-5, no Setor Bueno, cujas obras de construção foram paralisadas há 20 anos;
- Imóvel de sete andares, localizado na esquina da Avenida Araguaia com a Rua 2, no Setor Central, que teve as suas obras paralisadas há mais de 15 anos;
- Prédio abandonado em frente a Assembléia Legislativa do Estado, na Alameda dos Buritis, que está tomado por ratos, baratas e mosquitos;
- Edifício abandonado na Rua 134, no Setor Oeste.

Outro problema levantado pelo parlamentar se refere à manutenção preventiva da estrutura desses prédios. " Vale ressaltar que está sendo flagrantemente desrespeitada uma norma básica de engenharia, que estabelece prazo de cinco anos para realização de manutenção preventiva. Esses prédios têm mais de quinze anos abandonados, o que, provavelmente, já comprometeu a estrutura dessas edificações com riscos até de desabamentos.

(Quézia Alcântara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário