Major Araújo fala sobre o treinamento dos alunos na PM de Goiás.

11 comentários:

  1. ESPÍRITO VERDADEIRAMENTE CRISTÃO! DEPUTADO ESTADUAL MAJOR ARAÚJO NÃO COADUNA COM VIOLÊNCIA! "SEGURANÇA TEM NOME!" DEPUTADO ESTADUAL MAJOR ARAÚJO PARA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE GOIÁS!

    ResponderExcluir
  2. Treinamento, sim. Crueldade, não. Tive a oportunidade de ser cadete na mesma época em que sua turma era "Curso Líder" e por mais exigentes e INDISTINTOS que fossem os treinamentos, havia um grande respeito para com as mulheres policiais militares. Havia grande esforço físico, sim, mas fruto de treinamento - ninguém nunca me feriu dolosamente e com a intençao cega nesse fim especificamente.

    ResponderExcluir
  3. TREINAMENTO RUSTICO SIM! MUITOS DESPREPARADOS PARA O SPM (FIM)E DEVIDO A FALTA DE FORMACAO ADEQUADA NO CAMPO DA MANEABILIDADE, RUSTICIDADE E DISCIPLINAS AFETAS DIRETAMENTE A ATV FIM... ACHAM QUE TEVE EXCESSOS? APURE!E PUNA!OU CONDENE, SE FOR O CASO! MAS QUE TEM QUE EXISTIR?...TEM! ALUNO NAO TEM QUE TER CHORADEIRA NAO...DEPOIS VIRA UM BANDO DE FUNCIONARIOS PUBLICOS SEM COMPROMISSO MILITAR! ACORDEM!CHEGA DE POPULISMO HIPOCRITA.
    MAJOR CASTILHO

    ResponderExcluir
  4. POPULISMO HIPOCRITA. GOSTEI. http://www.youtube.com/watch?v=sDJrCeZoeMQ&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=fiM7iThalX0&NR=1
    http://www.youtube.com/watch?v=Mt1OO8RRD9g&feature=related

    ResponderExcluir
  5. POPULISMO HIPOCRITA - II
    Uma policial militar irá receber indenização de R$ 8 mil, por danos morais, devido ao tratamento hierárquico abusivo de um tenente durante o trabalho. A decisão é da 2ª Câmara Cível do TJ de Minas Gerais.

    Em novembro de 2004, a cabo C.C.S. foi escalada para a tropa que faria o policiamento de um show em Ipatinga (MG). Durante a instrução da tropa, ela alega que foi submetida a constrangimento e humilhação por parte do tenente que comandava o grupo, na presença de outros militares. Segundo ela, o incidente causou constrangimento e ofendeu sua honra e dignidade, levando-a a ser internada para tratamento psiquiátrico devido a quadro de depressão com alto potencial de suicídio, apatia, prostração e choro. Desde então, encontra-se sob acompanhamento médico.


    Testemunhas disseram que o tenente ultrapassou os limites de sua autoridade, tratando a subordinada de forma ríspida, dura e grosseira, chegando a gritar com ela, o que teria deixado os demais colegas chocados. Durante o evento, segundo as testemunhas, C. manteve-se abatida e chorou. Em sua defesa, o tenente afirmou que os fatos narrados constituem procedimento normal, decorrente do rigor da disciplina militar, e que não houve excesso ou desrespeito no trato.

    Foi instaurado processo administrativo disciplinar para apurar os acontecimentos. O despacho decisório concluiu que houve transgressão do código de ética e disciplina militar, por ter o superior deixado de observar os princípios da boa educação e correção de atitudes, ao tratar sua subordinada de maneira desrespeitosa.

    Para o relator do recurso, desembargador Caetano Levi Lopes, o despacho do processo administrativo não deixa dúvida quanto à existência de abuso de autoridade na conduta do tenente. E o sofrimento de C.C.S. é evidente, ante a humilhação e constrangimentos sofridos perante os demais policiais, complementou.

    O Estado de Minas Gerais foi condenado a pagar a indenização, mas buscou o direito de regresso contra o responsável pelo dano causado, o que foi concedido. Assim, o tenente deverá ressarcir o valor integral da indenização. (Proc. nº 1.0313.07.225912-7/001 - com informacoes do TJ-MG).

    ResponderExcluir
  6. TB POPULISMO HIPOCRITA

    Policial Militar morre em treinamento do Bope no Rio
    Agência Estado
    Publicação: 09/11/2010 18:09

    O soldado Eduardo Marcelo Medeiros dos Santos, de 28 anos, morreu na madrugada desta terça-feira, após passar mal durante treinamento do Curso de Ações Táticas (CAT), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no Rio.

    Segundo a Polícia Militar, o oficial, que estava na corporação há 4 anos, passou mal depois da primeira instrução prática de tática individual. Ele foi encaminhado ao Hospital Central da PM com quadro de desidratação, que evoluiu para insuficiência renal e crises convulsivas.

    O Bope instaurou uma averiguação sumária para apurar todas as circunstâncias que envolveram a morte. O enterro do soldado será nesta quarta-feira, às 11 horas, na Capela F do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.

    EU ME LEMBREI DO TENENTE MALTA.

    ResponderExcluir
  7. CONTINUO ACHANDO QUE É POPULISMO HIPÓCRITA! SE ACHAM QUE TEM QUE AFROUXAR FORMAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO OPERACIONAL POR CONTA DE EXCESSOS COMETIDOS OU ERROS PRIMÁRIOS... FICA MAIS FÁCIL E INTELIGENTE DESMILITARIZAR...erro ou excesso a matemática é simples: APURAR/SOLUCIONAR/ENQUADRAR se for o caso/REMETER/JULGAR/CONDENAR se for o caso... A ATMOSFERA 'APAISANADA' QUE CABE ISSO TUDO AÍ! SISTEMA MILITAR 'MEIA BOCA' É MELHOR NÃO TÊ-LO!
    AH! MINHA DEFINIÇÃO DE 'POPULISMO HIPÓCRITA': 1) culto a abertura no militarismo, mas gosta de continência; 2) facilidades na ordem unida, mas quando está no comando só admite o padrão rigoroso; 3) a lei é para todos, mas se eu sou o errado ou quem eu gosto então deixa pra lá ''libera aí da blitz''; 4) vamos modernizar o ensino ''tipo assim'' faculdade, depois lamenta que a tropa não tem disciplina (que na minha época era assim, era assado); 5) esse militarismo é demodê, mas na hora de argumentar tempo de aposentadoria/contibuição/integralidade de vencimento na inatividade/promoção imediata/beneficios/carga horária/incorporações...aí sim serve ser militar!
    MAJOR CASTILHO

    ResponderExcluir
  8. PARA OS DESAVISADOS: CURSO TÁTICO/ESPECIAIS...SE SUBMETE QUEM QUER...VOLUNTARIADO! NINGUÉM EMBARCA NESSA CANOA NÃO SABENDO QUE ELA É FURADA! VAI TER QUE NADAR!!! MORREU? LESIONOU? FICOU DODÓI? DEPRESSÃO? FALTA DE AR? APURA/SOLUCIONA/ENQUADRA se for o caso/REMETE/JULGA/CONDENA se for o caso...SÓ ISSO! AGORA: DE FORMAÇÃO É SÓ NO VELHO E BOM ARROZ COM FEIJÃO MESMO! MAS TEM QUE SER BEM FEITO, SE NÃO VIRA UM BANDO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO DESCOMPROMISSADO, AO INVÉS DE MILITAR DE ESTADO!
    MAJOR CASTILHO

    ResponderExcluir
  9. CONCORDO COM SEU COMENTARIO, CASTILHO.
    Na formaçao, o arroz com feijao, mesmo porque o tempo é curto e a idade deles, os atuais alunos, nao ajuda muito.
    TAMBÉM CONCORDO COM A SITUAÇAO DIFERENCIADA DO VOLUNTARIO PARA O TATICO/ESPECIAIS. A pessoa já tem noçao do que vem por aí.
    O que eu nao concordo é com humilhaçao gratuita, com perversidade gratuita. E tenho certeza que vc tb não concorda.
    Eu já me lesionei em instruçao, sim, fiquei dodói, sim. Peguei até insolaçao - SPO no HELIPORTO do autodromo - pensa. Mas eu nao me senti prejudicada, não me senti constrangida, menosprezada, "ou sei lá o que". Porque todos passaram pelo mesmo caminho. E isso faz muita diferença.
    Nesse tempo todo de PM, sempre tive orgulho do que sou e do que faço, penso que minha contribuiçao deve ir além do mero expediente porque pessoas - na grande maioria policiais militares como nós - dependem da minha atenção, do meu trabalho, ou pelo menos da minha paciência em ouvir suas questões. Policiais que nos procuram geralmente não tem mais onde buscar apoio e orientação, e esse também é nosso papel.
    E Depressão? Nunca passou perto de mim, porque eu GOSTO do que faço, independente da aceitaçao ou crítica alheia. Tenho a satisfaçao de hoje bem representar minha familia, meu avô e meu pai, que trilharam esse caminho antes de mim. Ninguém me tira isso, por mais venenosa, ardilosa e traiçoeira que seja a pessoa - às vezes trabalhando ali do meu lado.
    Então, por tudo isso, "APURA/SOLUCIONA/ENQUADRA se for o caso/REMETE/JULGA/CONDENA se for o caso...SÓ ISSO!" é claro que concordo com vc.

    ResponderExcluir
  10. TREINAMENTO DE POLICIAL TEM DE SER RIGIDO MESMO, AINDA MAIS POLICIAL MILITAR, PQ É O POLICIAL QUE ATUA NA HORA QUE O BANDIDO ESTA EM AÇAO, NAO SOU A FAVOR DE TRUCULENCIA EM TREINAMENTO, ISSO FAZ É ATRAPALHAR. PASSEI PELA ACADEMIA E CONFESSO QUE UNS 80% DO QUE SEI SOBRE ATIVIDADE POLICIAL APRENDI NA RUA MESMO. SEMPRE TEM AQUELES QUE FALAM QUE ANTIGAMENTE ERA ISSO E AQUILO, A ACADEMIA É ESPECIALISTA EM ENSINAR ALUNO A PASSAR FARDA, MARCHAR, CATAR FOLHA, FURAR BURACO, MAS NA HORA DE ENSINAR A ATIRAR, DIRIGIR VIATURA E PUXAR A LINGUA DE VAGABUNDO, DEIXA A DESEJAR. O QUE ADIANTA TER GENTE "DISCIPLINADA" NA POLICIA, SE ESSE NAO SABE SEQUER DESMONTAR UM REVÓLVER AFIM DE FAZER MANUTENÇAO? MARCHEI, ROLEI NO CHAO, NA CHUVA, FIZ CONTINENCIA PRA O MUNDO E O FUNDO, AFINAL VIREI MILITAR, MAS POLICIAL MESMO APRENDI SÓ QUANDO FUI PRA RUA. ACHO QUE FOI UMA BOA IDÉIA COLOCAR ESSES ALUNOS DO ULTIMO CURSO PRA ESTAGIAR NAS UNIDADES. PRINCIPALMENTE OS QUE FORAM MANDADOS PRAS UNIDADES MAIS "ZINCADAS", ASSIM APRENDERÃO DE VERDADE A SER POLICIAIS

    ResponderExcluir
  11. POLICIAL MILITAR TEM DE ESTAR PREPARADO PRA MUITA COISA, AFINAL, QUANDO A COISA TÁ "FEIA" TODO MUNDO FOGE DO PROBLEMA, MAS O PM NAO, ELE CORRE ATÉ O PROBLEMA. NAO TEM TEMPO PRA PREPARAR "CASINHA " PRO MALA COMO FAZ A PF OU A PC; A COISA É EM TEMPO REAL MESMO, DAÍ O RISCO DA PROFISSÃO. RISCO DE MORRER EM ACIDENTE NO DESLOCAMENTO PRA OCORRENCIA, RISCO DE LEVAR CHUMBO NO LOMBO, RISCO DE MATAR O LADRAO E DEPOIS SER TACHADO DE ERRADO PQ HOJE EM DIA O BANDIDO É UM "COITADO, VÍTIMA DO DESCASO DO GOVERNO OU DA SOCIEDADE" RISCO DE MUITA COISA. TREINAMENTO "BRUTO" É BOM PRA EVITAR QUE O POLICIAL LEVE "CARREIRA" DE MALA, AFINAL TEM PM QUE POR FALTA DE TREINO NAO CONSEGUE CORRER 50 METROS!!! TREINAMENTO "TÉCNICO" É BOM PRA EVITAR QUE A PISTOLA TRAVE POR FALTA DE MANUTENÇÃO OU EVITAR TIRO NO PRÓPRIO PÉ. TREINAMENTO "JURÍDICO" É BOM PRA EVITAR QUE O PM VÁ PARAR NA CORREGEDORIA POR CAUSA BESTA, PQ HOJE EM DIA MESMO SEM CAUSA APARENTE O PM É LEVADO PRA COR-PM. ASSIM PERCEBEMOS QUE NAO PODEMOS ESQUECER ESSES 3 TIPOS DE TREINAMENTO JUNTOS. NAO SE PODE PRIMAR POR FAZER EDUCAÇAO FISICA E ESQUECER DE APRENDER A ALGEMAR OU FAZER UMA BUSCA MINUCIOSA, OU MESMO PRIMAR POR APRENDER DIREITO PENAL MILITAR E ESQUECER DE FAZER EDUCAÇAO FISICA PQ O PRAÇA VAI PRECISAR CORRER OU PULAR UM MURO E NAO VAI CONSEGUIR.

    ResponderExcluir