Promoções concedidas a policiais militares serão revistas

O governador Marconi Perillo determinou a revisão das promoções de policiais militares concedidas durante o período que está sendo investigado pela polícia federal, na operação Sexto Mandamento. A decisão foi apresentada hoje pelo secretário de Segurança Pública, João Furtado Neto, durante a coletiva de abertura dos trabalhos da Comissão Especial de Defesa da Cidadania.


Segundo João Furtado, a iniciativa vem contribuir com as investigações da Polícia Federal, que apontam possíveis suspeitas de irregularidades, interferências políticas e tráfico de influência nas últimas promoções concedidas pelo governo a policiais militares. “Vamos checar se as promoções foram acuradas, meritórias, se cumpriram o devido processo de promoção e se cumpriram a lei. Se não forem, independente de quem tenha sido beneficiado por elas, serão revistas”, afirmou.


O secretário vai confirmar com a PF a partir de qual período existe a suspeita de irregularidades e tráfico de influência para determinar quais promoções serão revistas. “De uma maneira geral, pelas autoridades que foram indiciadas por esta prática, eu pretendo rever a partir de suas investiduras nos respectivos cargos”, informou.


Em relação às próximas promoções de policiais militares, de acordo com o secretário, já existe uma comissão reformulando todo o modelo de promoção dentro da PM.


Recomendações

João Furtado Neto informou ainda que, além de novos critérios para promoção na PM, outras medidas recomendadas pelo Ministério Público Estadual (MP/GO) à instituição já estão sendo colocadas em prática pela secretaria. “Por exemplo, as viaturas de Rotam e do Batalhão de Choque já, desde o mês passado, são monitoradas 24 horas por sistema de localização via satélite (GPS). Essas viaturas, hoje, podem ser encontradas em qualquer lugar”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário