TV Assembleia exibe debate entre o comandante-geral da PM e o deputado Major Araújo, nesta sexta, 19 horas.

O estúdio da TV Assembleia recebeu na manhã desta sexta-feira, 18, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Raimundo Nonato de Araújo Sobrinho, e o deputado estadual Major Araújo (PRB) para um debate sobre a Operação Sexto Mandamento da Polícia Federal (PF) contra um suposto grupo de extermínio formado por PMs de Goiás.

Dentre os assuntos discutidos está a ação da PF, a solicitação de intervenção dessa força pelo Ministério Público, o trabalho da corregedoria da Polícia Militar e sua imagem, e a posição do governador Marconi Perillo (PSDB) diante do caso. Sob o comando da jornalista Patrícia Lee, a entrevista será exibida nesta sexta-feira, 18, às 19 horas no programa “Opinião”. Haverá reprises na terça-feira, 22, e na quinta-feira, 24, no mesmo horário. A TV Assembleia está na Net, canal 8.

Analisando a operação, coronel Raimundo Nonato a avaliou como satisfatória. “Recebemos a informação que a operação seria realizada no dia anterior, às 21 horas. Acredito que foi satisfatória e espero que tenhamos a revelação dos fatos para justificar tal ação”, destacou.

Já o parlamentar discorda da intervenção. “Não concordo com a operação em si, mas com a investigação. Faltou respeito ao policial militar, pois nenhum deles é fugitivo da polícia. Foi totalmente desnecessária”, analisou.

Ministério Público

Há mais de uma década o Ministério Público Estadual tem investigado vários policiais militares envolvidos em ações criminosas. Em dezembro de 2009, solicitou ao ministro da Justiça a intervenção da Polícia Federal, fato concretizado a partir de abril de 2010.

“Dez anos é muito tempo. O MP demorou muito. Sinceramente, considero a ação do órgão desastrosa, porque atua sobre os efeitos e não combate as causas. Temos causas que, se combatidas, podem sanar os problemas de vez. Para evitar o desfecho fatal o efetivo da Polícia Militar deveria ser maior, pois é pequeno e não atende a demanda, favorecendo o confronto. Além disso, não há treinamento na academia com armamento não-letal e o MP nunca questionou as promoções”, ressalta o deputado Major Araújo.

Segurança Pública

Questionado sobre a possibilidade da imagem da Segurança Pública ficar “arranhada”, caso sejam comprovadas as suspeitas, o comandante-geral da PM diz não se preocupar em relação a isso. “Todos os instrumentos legais serão usados. Já enfrentamos vários problemas e temos muitos ainda a enfrentar, e tenho certeza que a PM é muito maior do que isso. O importante é que temos mais de 4 mil homens na rua cumprindo sua missão”, explicou.

Em referência ao decálogo bíblico “Não matarás”, a operação Sexto Mandamento realizada pela Polícia Federal de Goiás cumpriu na terça-feira, 15, 19 mandatos de prisão preventiva e 8 mandados de prisão temporária, bem como mandados de busca e apreensão.

A investigação que durou aproximadamente um ano teve por objetivo principal desarticular uma organização criminosa com alto poder de influência e de intimidação composta por policiais militares de Goiás, das mais diversas patentes.

Segundo as investigações, a organização criminosa tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes capitais foram praticados em confrontos com as vítimas. Dentre as vítimas, figuram casos de execução de crianças, adolescentes e mulheres, sem qualquer envolvimento com práticas criminosas.

FONTE: http://www.assembleia.go.gov.br/index.php?p=pg_noticia&id=41257

2 comentários:

  1. Sou um telespectador que sempre assinto o canal 8 net. sendo observador, e critico ao mesmo tempo.Sem duvida nenhuma esta reporter Patricia, tem sabedoria,suas perguntas me escrereceu sobre o 6 mandamento, tanto ocomamdante e deputado estão de parabens pela esplanação. Até que em fins A Assembleia Legislativa lococou no ar materia de intersse da população.Obs Parabens a todos em especial a jovem Jornalista

    ResponderExcluir
  2. Major sou sua eleitora acredito muito ainda na PM sua reportagem foi maravilhosa .parabens ao Comandade pela fala.Assembleia esta de bem com a sociedade.Por ultimo sei seu nome atraves desta materia patricia vove vai longe ana

    ResponderExcluir