Imprensa X Polícia Militar – Estamos no meio de uma transição!


Redação: Plantão Policial

Quem gosta de ser abordado por um PM? Quem gosta de estar no meio de uma operação policial? Quem gosta de ver seu direito de ir e vir sendo impedido? Ninguém! E infelizmente quem tem esse papel em um país que convive com a violência é a PM. E esse tipo de poder que a polícia detém incomoda muita gente. A Polícia Militar de Goiás que não é a pior do país, nem a mais corrupta, nem tão pouco a que mais mata, vêm sofrendo duros ataques da imprensa goiana, e quem não tem gostado nada disso é a população que paga seus impostos e admira a PM de Goiás.

O Jornal “O Popular” que pertence a Organização Jaime Câmara, afiliada a Rede Globo, teve acesso a documentos que até então foram negados à defesa dos presos da Operação 6º Mandamento – trechos pelas metades de conversas em que policiais comemoravam as mortes de bandidos foram divulgados pelo jornal, e causou uma instabilidade ainda maior na Polícia Militar goiana e na segurança do povo de Goiás. A brilhante reportagem do jornal “O Popular” que provavelmente deve render prêmios estão causando uma avalanche de instabilidades internas na corporação que vem refletindo nas ruas das cidades goianas e provavelmente vão refletir nos números da violência.

O que foi divulgado no jornal com exclusividade foi revelado em nossa matéria anterior – escutas que mostram a comemoração da morte de marginais em confronto ou não! A riqueza de detalhes do jornal impressionou a todos e causou uma grande comoção na sociedade. O Popular mostrou trechos que poderiam vender milhares de exemplares e cortou o resto das escutas... A matéria deixou a sociedade chocada, a mesma sociedade que muitas vezes clamou por justiça quando viu um inocente morrer nas mãos de um marginal, que aplaudiu a morte de bandidos, que respirou quando um bandido de alta periculosidade morreu em confronto com a PM. A mesma sociedade que bate no peito quando vê os escândalos da PM carioca ou de outros Estados e diz “Em Goiás nossa PM não tem medo de bandido!” A mesma sociedade que lotou os cinemas goianos assistindo “Tropa de Elite 2” e aplaudiu as ações do BOPE e do capitão Nascimento (interpretado por Wagner Moura) como diz uma narrativa do filme “A população gosta quando morre um bandido”.

O jornal protagonizou nos últimos dias o renascimento da ditadura militar em pleno século 21 esquecendo-se de mencionar que ladrões, estupradores e psicopatas matam mais no Brasil, em especial no Goiás, do que as guerras do Iraque, Afeganistão e Vietnã juntas. Estamos em um momento de transição de conceitos na Polícia Militar de Goiás, nessa transição não podemos citar a Polícia Civil que em Goiás não assumiu ainda seu papel por inoperância, falta de efetivo e equipamentos. Nos próximos dias por força da imprensa vamos ver as novas diretrizes da PM que com certeza atenderá os anseios do Jornal – A PM goiana vai ser uma polícia de 1º mundo e atenderá os moldes europeus, assim como a imprensa quer! Vamos ver se os bandidos goianos e das diversas partes do Brasil que visitam Goiás vão adaptar a essa nova realidade... E quem vai estar no meio dessa transição é a sociedade.

Ainda continuamos esperando ansiosos o misterioso “cemitério clandestino”, os nomes das crianças e idosos inocentes mortos pela PM e a confirmação de que todos os crimes tinham ligações formalizando o que chamaram de “GRUPO DE EXTERMINIO” O Plantão Policial está do lado da Polícia - infelizmente em um país que não valoriza seu Policial Militar, paga mal, maltrata e empurra para sua responsabilidade nossa principal obra prima que é a bandidagem, apoiamos e somos solidários aos policiais militares goianos que não tem acordos com traficantes, que não roubam dinheiro de ninguém, que deixam suas casas todos os dias para nos defender, elegemos um lado e nosso lado não é do bandido!

9 comentários:

  1. Esta matéria não so me emocionou, como esclareceu o acontecido e o que ira acontecer em breves dias, meus parabéns ao idealizador e criador desta matéria, porque sou Policial Militar de Goias e por sinal, com muito orgulho, mas como é dito: Deus é PAI e não padastro; Iremos vencer mais essa batalha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria!!!!! infelizmente a população formam opiniões com base em uma mídia sensacionalista, que não se importa com os danos que estão causando em uma corporação respeitada como a PM de goiás.
    Mas logo, veremos os registros nos jornais, televisão a repercussão do crime em goias, os dados futuros, pois com a repressão que os policiais estão sofrendo o bandido se encoraja muito mais a prática d furtos, assassinatos, estupros etc....

    ResponderExcluir
  3. De todo jeito, no final dos contas, quem vai pagar será a PMGO.
    Mesmo que a nossa Gloriosa se adapte aos parâmetros que pede o jornalzim sensacionalista, quando algo de pior acontecer, justamente por consequencia dessa "adequação", a sociedade estará esquecida de que foi o jornal quem impôs tais mudanças e culparão, mais uma vez, a PMGO.

    Mas pra mim, pouco importa!
    Sou filho de policial militar, nunca escondi, e nunca esconderei isso.
    Tenho muito orgulho em dizer que meu pai é PM, e principalmente, de Goiás.

    Aconteça o que acontecer, o nome da PMGO nunca será maculado por mim, e se depende-se apenas de mim, não seria maculado por outros.

    PMGO é a família à qual eu pertenço, graças a meu pai, e que um dia pertencerei mais ativamente, graças à mim.

    Que Deus proteja e esteja com os/as militares de Goiás nessa hora tão difícil, pois eu sempre estive, e sempre estarei.
    De um apaixonado e futuro PM - GO!

    ResponderExcluir
  4. JORNALECO DE GOIAS, SE FOSSE PELO MENOS UM CORREIO BRASILIENSE OU FOLHA DE SAO PAULO, MAS ESSES DOIS JORNALECOS DIARIO E O POPULAR SAO TENDENCIOSOS, TODOS SABEM QUE O BATISTA CUSTODIO SOFREU UMA ABORDAGEM NO 7 BPM E ACHOU RUIM, DE CERTO QUERIA QUE OS PMS BEIJASSEM A MAO DELE, ISSO PQ O FILHO DELE É MALA. É SIM, JULIO NASSER CUSTODIO DESVIOU 600 MIL DOS SALARIOS DE FUNCIONARIOS QUE DEVERIA SER REPASSADO A PREVIDENCIA, HÁ INCLUSIVE PEDIDO DE CONDENAÇAO PELO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL CONTRA ELE. GOIAS TA NA MAO DE UM MONTE DE GENTE A TOA, TEMOS DE MUDAR ISSO.

    ResponderExcluir
  5. GRUPOS POLITICOS ESCUSOS QUEREM VER A ANARQUIA TOMAR CONTA, EM GOIÁS NÃO É DIFERENTE. NAO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER.

    ResponderExcluir
  6. Sempre me orgulhei de morar no Goiás, hoje me envergolho pq este estado maravilhoso não tem um JORNAL DE VERDADE. Esse jornal o popular so existe para difamar os policia do goiás, os editores deste jornal deveria se envergolhar e correr atras de noticias verdadeiras. Eles esquecerão "QUEM APOIÁ BANDIDO É BANDIDO"
    Elzinei

    ResponderExcluir
  7. A mesma sociedade que clama por policiais espelhados na guarda real de londres, é A MESMA que abre A JANELA DE UM TUCSON ZERO KM E JOGA NA RUA UMA GARRAFA VAZIA DE COCA 600ML E UM SACO PLÁSTICO DE BATATAS FRITAS, em plena Av. 85 de Goiãnia.

    ResponderExcluir
  8. E mais, a PM do brasil, as polícias do Brasil são o braço forte, a mão amiga e acaba por comer o rato podre. Mas ninguem vê. Ninguem quer ver falar sobre corrupção dos servidores da justiça estadual e federal, de advogados, dentistas e médicos.

    ResponderExcluir
  9. major araujo enquanto nosso efetivo acada dia estar menor ea populacao sofrendo muito a policia nao se preocupa em ter uma administracao mais enchuta e com isso ficam mantendo coisas que nao tem nada aver com o nosso dever que e ostensivo e preventivo para cuidar do cidade lugar de pm e nas ruas nao em porta de reparticao publica fazendo guarda de predios vamos para com isso e colocar nas ruas os pms tem pms que nunca trabalho em uma vtr isso e uma vergonha em goias

    ResponderExcluir