Secretário cobra atuação da PM
Almiro Marcos

O secretário de Segurança Pública, João Furtado de Mendonça Neto, fez cobranças e críticas à Polícia Militar (PM) anteontem em sua página no microblog Twitter. Ele disse que o governo manteve o aumento para os policiais militares em abril e, a partir disso, cobrou resposta à sociedade. "Seus dirigentes e comandantes devem ter esse compromisso! Vou cobrar o retorno!", disse em uma das mensagens postadas por volta das 19 horas.

As mensagens parecem ter sido escritas após a reunião que o secretário e o governador Marconi Perillo tiveram no Ministério da Justiça, em Brasília (DF). Aparentemente, as postagens foram antes da viagem que João Furtado fez ao Rio de Janeiro, onde estava até ontem à noite.

As postagens dão a entender que ele não vem tendo bom relacionamento com a PM. João Furtado demonstrou, no Twitter, que os policiais militares que não seguirem as orientações serão substituídos, independentemente da patente ou posição. "Estarei pronto a apurar as faltas e a punir e demitir os culpados."

Algumas palavras do secretário foram duras: "Os inertes, acomodados, conspiradores, corruptos, preguiçosos, os integrantes da Banda Podre (grafado em maiúsculo mesmo) que estão tentando corromper a TROPA!" (em caixa alta). Ele também falou em "operação padrão, tartaruga, lesma" e demonstrou que já teria uma lista dos responsáveis pela suposta manobra. "Já tenho os nomes de todos!", garantiu.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a PM preferiu não se pronunciar. Já o deputado estadual major Júnio Alves Araújo (PRB) falou sobre o assunto. "Não posso me furtar a comentar. Não sei se é questão pessoal ou se ele está mal assessorado, mas acredito que, com essas declarações, não vai resolver a crise na segurança pública. Os policiais não receberam o aumento dito por ele. Penso que ameaças não vão resolver a crise. A tropa está desestimulada", disse.

O POPULAR não conseguiu retorno do secretário para falar sobre o caso. Essa não é a primeira polêmica na qual ele se envolve no Twitter. No final de março, ele deu a entender, no microblog, que a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) voltaria imediatamente às ruas depois de um mês da sua retirada. No dia seguinte, a PM desmentiu a informação. Até hoje a Rotam não voltou às ruas.

FONTE:http://www.opopular.com.br/#14abr2011/cidades

15 comentários:

  1. Ameaças não vão resolver a crise, pelo contrário só tende a piora-la. A PMGO está desmotivada e se ainda trabalhamos é porque a nossa moral é que nos sustenta.

    ResponderExcluir
  2. Major e a data base de maio? Todos esqueceram de data base ou o que? olha o preço das coisas, cadê o Sr Major? Esqueceu da tropa ou o que? não quero nem saber dos problemas do governo, todo mundo tem data base anual, cadê a nossa ? cadê o Sr Major?

    ResponderExcluir
  3. SR. MAJOR ARAÚJO, ESPERAMOS QUE FRASES E PALAVRAS SEM NEXO PROFERIDAS POR ESTE SR. QUE SE DIZ SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS, NÃO NOS AMEDRONTE, QUE ESSAS PALAVRAS NOS DÊEM FORÇAS PARA ENFRENTARMOS ESTÁ CRISE QUE ASSOLA NOSSOS MILITARES.
    DIANTE DE TUDO ISSO, SÃO MÉRAS MANOBRAS PARA QUE ESQUEÇAMOS NOSSAS CONQUISTAS COMO: A PEC-300, OS AUMENTOS QUE CONQUISTAMOS E NOSSA DATA BASE QUE NINGUÉM MAIS FALA.
    SR. MAJOR ACHO QUE JÁ É HORA DE IRMOS A LUTA, VAMOS DEFENDER NOSSA BANDEIRA, TODOS NA RUA JÁ... ABAIXO ESSE SECRETÁRIO, MANDE ELE DE VOLTA PARA SUA CIDADE, LUGAR DE ONDE ELE JAMAIS DEVERIA TER SÍADO.
    PEC-300 JÁ!!!

    ResponderExcluir
  4. O SECRETARIO QUER ACHAR UM CULPADO PRO AUMENTO DO CRIME EM GOIAS, E QUER USAR A PM COMO BODE EXPIATORIO. TODOS NÓS JÁ SABIAMOS QUE IA DAR NISSO, POLICIAL DE CABEÇA BAIXA E BANDIDO COM ASA GRANDE. PARA OS ALIENADOS DEFENSORES DE DIREITOS DE BANDIDO, QUER DIZER, DIREITOS HUMANOS A CULPA É DA POLICIA, MAS SE NAO HOUVESSE TANTO BANDIDO EM GOIAS ( PQ ESSES ALIENADOS QUISERAM ASSIM) A COISA ESTARIA MELHOR. SE ELE QUER DEMITIR QUE DEMITA, A PMGO INTEIRA ENTAO, VAMOS VER SE DEMITIR POLICIAL, OU PUNIR, VAI EVITAR QUE QUADRILHAS SE MULTIPLIQUEM EM NOSSO ESTADO. QUEM DEFENDE BANDIDO COMO CERTOS POLITICOS E MEMBROS DO MINISTERIO PUBLICO NAO ESTAO NEM AI POIS TEM SEGURANÇA PARTICULAR E MORAM EM CONDOMINIO FECHADO. NAO DEIXARAM A PMGO TRABALHAR E AGORA ESTAO COLHENDO OS FRUTOS MALDITOS DA ANARQUIA EM NOSSO ESTADO.

    ResponderExcluir
  5. Até onde eu sei quem pode demitir um PM, em especial o Oficial é o Comandate Geral através de procedimento administrativo, se for o caso, ou se for por motivo penal, cabe a demissão pelo Tribunal de Justiça.
    Se haver algum dispositivo legal que dê este poder à outras autoridades que me avisem e postem no site da PMGO para nosso conhecimento.
    Grato!

    ResponderExcluir
  6. TEM DE AVISAR PARA O SECRETARIO SOBRE COMO FUNCIONA A DEMISSAO TAMBEM, MAS AFINAL TODOS SABEMOS QUE ESSE PESSOAL PERSEGUE, PERSEGUE E PERSEGUE ATÉ EXCLUIR O PRAÇA, COM AMPARO DO RDPMGO.

    ResponderExcluir
  7. A SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA DE GOIAS DEVERIA SER OCUPADA POR UM POLICIAL, MILITAR OU CIVIL NAO INTERESSA, MAS DEVERIA SER OCUPADA POR QUEM SABE O QUE É O SERVIÇO POLICIAL, O QUE É OLHAR BANDIDO NO BRANCO DO OLHO E NAO GENTE QUE PENSA SER ESPECIALISTA EM NEM SEI O QUE. MAS AFINAL A POLITICA PRIVILEGIA OS "AMIGOS" E NAO OS COMPETENTES.

    ResponderExcluir
  8. O secretario deveria ter vergonha de cobrar alguma coisa da PM,p/começar so ta pagando 80% do nosso salario,nunca trabalhou na area de segurança pulblica,e ainda vem encher o nosso saco.Que aumento é esse que niquem nem recebeu ainda,nós queremos é a nossa data base anual pode ficar com esse aumento para o senhor.

    ResponderExcluir
  9. acredito que esse tal secretario não tem noção de segurança publica infelismente o governador escolheu o cara errado e nos vamos pagar o preço por burrice dos outros pesso o sr maj araujo que vise quan for ouvir esse cidadão em cadeia televisiva em radios

    ResponderExcluir
  10. A policia militar é maior do que qualquer um que cai de paraquedas e vai ficar no comando no máximo dois anos.

    ResponderExcluir
  11. o senhor secretario de segurança publica para comentar sobre um assunto acho que em primeiro lugar teria que ter conhecimento de causa.pois o mesmo e leigo nesse cliterio

    ResponderExcluir
  12. senhor secretário porque que o senhor nao faz algo de interessante em prol da segurança publica ou o senhor prefere ficar falando besteira na mídia.

    ResponderExcluir
  13. com um secretario desses o gov. não precisara de oposição para cair.odito cujo deveria estar patrocinando SEGURANÇA PUBLICA.Mas esta destruindo a mesma.QUE INFELIZ.

    ResponderExcluir
  14. visto que ROTAM E SEU CMDO foram perseguidos por coisa menor, o gov. deveria trocar o secretario,que tal colocar um militar.

    ResponderExcluir
  15. ENQUANTO TEM POLITICO E SECRETARIOS E MEMBROS DO MINISTERIO PUBLICO FALANDO ASNEIRAS, OS BANDIDOS ESTAO TOMANDO CONTA DE GOIAS. ANTES NAO DEIXARAM A PMGO TRABALHAR PQ DIZIAM "HA A PM TA MATANDO DEMAIS" OU ENTAO "A PM É MUITO TRUCULENTA", AI INVENTARAM UMAS PORCARIAS DE POLICIAMENTO COMUNITARIO, UM NEGOCIO DE CHAMAR O POVO PRA FAZER REUNIAO E SÓ COMPARECE O CMT DA UNIDADE E O PRESIDENTE DE BAIRRO ( COM INTERESSE ELEITOREIRO) OU ENTAO UM TAL DE CONSEG, QUE ATE AGORA SERVIU PRA SEUS INTEGRANTES FICAREM APRESENTANDO CARTEIRINHAS DE CONSEG QUANDO SAO PARADOS EM BLOQUEIOS SE ACHANDO GRANDES AUTORIDADES. OS HIPOCRITAS NAO ENFRENTAM O CRIME DE VERDADE POR SIMPLES MOTIVO POLITICO, AFINAL UMAS DAS PONTAS DE LANÇA DOS VOTOS SE CHAMA SEGURANÇA PUBLICA E AI FICAM ESCALANDO O PM PRA IR TOMAR CAFÉ NA CASA DOS OUTROS COM A DESCULPA DE UMA OUTRA PORCARIA CHAMADA VISITA COMUNITARIA SENDO QUE NA VERDADE ESSE PM ESTA SERVINDO DE CABO ELEITORAL DO GOVERNO. OUTRA PORCARIA SE CHAMA VISITA SOLIDARIA, UMA PESSOA QUE FOI VITIMA DE ALGUM CRIME, GERALMENTE FURTO OU ROUBO FICA RECEBENDO A POLICIA EM CASA PRA SER "CONFORTADA". GRANDE BESTEIRA, O CIDADAO QUER SEU PATRIMONIO DE VOLTA E NAO A MAO DE POLICIA NO OMBRO. ASSIM UM ESTADO CAMINHA PARA A ANARQUIA TOTAL. MUITOS SE ESPANTARAM QUANDO BANDIDOS ASSALTARAM DUAS EQUIPES NUM SOL DE FERVER ASFALTO, MAS MUITOS JA SABIAM QUE LOGO UM ABSURDO DESSES IA ACONTECER. PERGUNTEM AO MAURO RUBEM O QUE ELE ACHA DISSO, PERGUNTEM AO FERNANDO KREBS, QUE JA CHEGOU A FALAR QUE PISTOLA .40 NAO É ARMA PRA SOLDADO, É ARMA DE OFICIAL, PERGUNTEM A IVANA FARINA. O QUE SERA QUE ELES ACHAM? BEM ELES DEVEM ACHAR BOM DE OS PMS NAO TER TRITURADO OS BANDIDOS NO TIRO, E DEVEM ATE TER ACHADO GRAÇA. FAZER O QUE NÉ?

    ResponderExcluir