Comandante do CPMG-Hugo Maj Ubiratan é entrevistado pelo Jornal Diário da Manhã.


Disciplina faz a diferença e agrada a pais e alunos.

Noções de cidadania, civismo e disciplina são os valões ensinados aos alunos do Colégio da Policia Militar (CPMG). A instituição existe há 10 anos, e de acordo com o diretor da unidade Hugo de Carvalho Ramos, o Major Ubiratan Reges Jesus Junior, tais valores são fundamentais para a futura vida profissional e familiar dos alunos.
“Inicialmente começamos como um colégio apenas para os filhos de militares, e como a procura de toda a sociedade foi grande, abrimos para os civis também”. O Major Ubiratan considera atitudes disciplinares como a padronização da vestimenta e aparência dos alunos, atos militares como prestar continência e marchar, por exemplo, são importantes para a formação do individuo.

“Nossa escola não se preocupa com aprovação do vestibular como principal pilar de sustentação do ensino, e sim com a formação do individuo. Acreditamos que se atentarmos para noções básicas de respeito, disciplina, os resultados nas provas, como os vestibulares do País, podem ser positivamente influenciados”, considera.

No Colégio Militar, os alunos não usam piercing, possuem os cabelos rigorosamente cortados, para os garotos, e presos, para as meninas; unhas cortadas e pintadas de cores claras, além da utilização obrigatória do uniforme escolar. Além disso, cantam o Hino Nacional semanalmente, enumera o diretor.

Dos quase 3 mil alunos da unidade Hugo, nem todos consideram a disciplina como um ponto positivo. Segundo o diretor da escola, pesquisas foram realizadas com os estudantes no intuito de identificar a aceitação do regime implantado. “Alguns disseram considerar a disciplina excessiva, e mesmo assim relataram não desejar sair do colégio”, afirma o Major.

Para a professora da rede municipal Vilma de Barbosa Rodrigues, o comportamento do filho mudou desde que entrou na instituição. ”Meu filho está mais organizado com as coisas, com os horários, e sente um prazer muito grande ao ir para a escola”, revela a mãe. Vilma diz ainda que pretende que sua filha mais nova também ingresse no colégio. “No próximo ano quero tentar colocar minha filha no CPMG, pois considero a segurança oferecida aos alunos como ponto primordial da decisão sobre onde meus filhos irão estudar”, revela.

Jose Hamilton dos Santos também escolheu o Colegio Militar pela disciplina oferecida e também pela proximidade do local onde mora:” Acho que minha filha esta bem preparada para o vestibular e considero que não só a disciplina é boa, o ensino também”. Rubia Gleide de Sousa, 17, confirma a posição do pai. “ Estou fazendo o terceiro ano e pretendo prestar vestibular para Direito. Ano passado fiz o vestibular da Universidade Federal de Goiás e passei como treineira”, comemora.

Fonte: Entrevista de Viviane Bittencourt da Editoria de Projetos Especiais – DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário