Conquistas e mudança no comando da PM Baiana


Será na próxima sexta-feira, na Vila Policial Militar do Bonfim, que a Polícia Militar da Bahia empossará seu novo comandante geral, o Coronel Alfredo de Braga Castro, em substituição ao Coronel Nilton Régis Mascarenhas, atual comandante. Em comum, ambos têm no histórico funcional a passagem pelo Batalhão de Polícia de Choque, na condição de comandante.

Dentre as realizações do Coronel Mascarenhas durante os dois anos e oito meses à frente da PMBA, destaca-se o retorno das graduações de cabo e subtenente na corporação, apesar de ainda não ter havido promoções de soldados a cabos após a implementação da mudança. O tempo máximo de permanência dos oficiais no último e penúltimo posto foi mudado para 06 e 09 anos, respectivamente, e os praças da corporação passaram a não ter limite de idade para ingresso no Curso de Formação de Oficiais bastando apenas prestar concurso interno independente de possuir nível superior.

Também na gestão do Coronel Mascarenhas foi autorizado às praças da corporação ministrarem aulas aos alunos-a-oficial da APM, já que anteriormente a participação de soldados e sargentos se limitava à monitoria (independentemente da formação acadêmica). Novas Companhias Independentes foram criadas no interior do estado (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro), e os Batalhões operacionais destas cidades se tornaram batalhões escola.

Mais de 6.000 policiais foram admitidos neste período, centenas de viaturas, e o início duma padronização e qualificação no fardamento dos policiais. Na operacionalidade, foi um momento de cobrança intensa da opinião pública, tendo em vista o alarmante índice de homicídios no estado, encabeçado principalmente pela Região Metropolitana de Salvador. A resposta governamental veio com a implementação do recente programa “Pacto pela Vida”, iniciado na gestão do Coronel Mascarenhas, que criou a Base Comunitária do Calabar, a primeira de outras que estão previstas.

Dois momentos desta gestão podem ser considerados críticos: a ocasião em que o Coronel Jorge Santana, o antecessor do Coronel Nilton Mascarenhas no comando geral, foi preso após denúncias de corrupção, e o movimento deflagrado em 2009, denominado Movimento Polícia Legal, em que os policiais militares se recusaram a atuar sem equipamentos de segurança e formação adequados. Em outubro de 2009, o Comandante Mascarenhas chegou a ser internado na UTI do Incor, em São Paulo, em virtude dum procedimento cirúrgico cardíaco. A PM baiana conquistou no último dia 23 de março um aumento de 47% em seus soldos.

***

Fonte: Abordagem Policial e outros.


Um comentário:

  1. Major, para de Postar as conquistas das PM de outros Estado. E Toma frente, para Organizar uma Paralização,Greve sei la...VC não e o representante da PMGO. Então parte de VC. Seja o Idealizador Deputado Estadual, que Defende a classe; KD o Major Araujo, antes de ganhar as Eleições. TOMA ATITUDE DEP. OU FICA QUIETO, so bla bla bla... não vira-nada.

    ResponderExcluir