Justiça prevalece. Ministério Público: Cadê o Grupo de Extermínio?

Já se passava da 01h30 da manhã de sexta-feira, 13 de maio, quando chegou ao fim o julgamento do tenente Neidimar da Silva Camilo e do soldado Fernando Souza de Oliveira que havia começado quinta-feira às 08h00. A votação do tribunal do júri foi unânime(7X0).

Os sete jurados que julgaram o caso entenderam que não houve provas suficientes para a condenação e por isso o juiz determinou a liberdade imediata dos militares, após quase 16 horas de julgamento.

O julgamento foi realizado em Goiânia a pedido do Ministério Público, que temia que os réus pudessem atemorizar os jurados da região. Além de Neydimar e Odair, foram acusados dos crimes outros cinco policiais. Porém, Celso Pereira de Oliveira, Gustavo Rocha, João Oliveira, Vandir Silva e João Oliveira Diniz Júnior foram levados a julgamento em março passado. Apenas Celso foi condenado. Ele foi sentenciado a 19 anos e 10 meses de reclusão.

Os PMs foram acusados pelo órgão ministerial de integrar um grupo de extermínio na região de Aragarças. De acordo com a denúncia do MP, a onda de assassinatos teria começado em março de 2007. Os policiais supostamente atuavam em dupla, sempre comparecendo ao local dos crimes em uma motocicleta. Os demais envolvidos acobertariam os homicídios quando estavam de serviço.

Os crimes, conforme a peça acusatória, seriam encomendados pelo tenente Neydimar da Silva Camilo, que era o comandante da viatura usada nos homicídios. Acolhendo tese da defesa, feita pelo advogado Ricardo Naves, contudo, tanto Neydimar quanto Odair foram considerados inocente das acusações.

Conforme a peça acusatória, as vítimas do processo julgado ontem pelo 2º Tribunal do Júri, presidido pela juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso da Silva, estavam em um bar, na Avenida João Alberto, em Aragarças, quando uma moto Biz vermelha se aproximou. O passageiro, no caso o sargento Celso, desceu. Ele teria determinado a todos que estavam no local que se deitassem no chão. João Paulo e um amigo, que eram os alvos, saíram correndo. O primeiro morreu no local, mas o outro, mesmo tendo sido ferido, fugiu. Rosilvado foi morto porque viu o PM.

A exemplo do que fez ao longo do processo, o rapaz que quase foi morto foi quem garantiu ter reconhecido Celso como o autor dos disparos. Foi o depoimento dele, no último dia 22 de março, que garantiu a condenação do PM. Por segurança, a vítima foi incluída no Programa de Proteção a Testemunha, do Ministério da Justiça.

Os militares goianos aguardavam julgamento há cerca de três anos no Presídio Federal de Campo Grande (MS), sob suspeita de fazerem parte de um grupo de extermínio e acobertarem o homicídio de duas pessoas. O deputado Major Araújo e outras dezenas de policiais acompanharam o julgamento até o final no Fórum de Goiânia.

Entretanto cabem alguns questionamentos:

1- QUEM IRÁ RESSARCIR OS ANOS PERDIDOS DENTRO DE UMA PENITENCIARIA, LONGE DAS FAMÍLIAS, AMIGOS E PROFISSÃO?

2- COMO RESGATAR A DIGNIDADE E INTEGRIDADE DESSES MILITARES QUE FORAM EXPOSTOS E HUMILHADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO?

3- A QUEM INTERESSA ESSA PERSEGUIÇÃO CONTRA OS MILITARES GOIANOS?

4- CADE OS DIREITOS HUMANOS PARA LUTAR CONTRA A ATROCIDADE PRATICADA CONTRA OS MILITARES?

5- INFELIZMENTE ESSE CASO SE ASSEMELHA COM O DA OPERAÇÃO SEXTO MANDAMENTO. DEIXARÃO NOSSOS MILITARES POR TRÊS ANOS JOGADOS NA PRISÃO ATÉ OS INOCENTAREM?

7 comentários:

  1. Dentre estes questionamentos faltou um: Quem reparará a humilhação que filhos e esposas sofreram??? Nós esposas estamos a todo momento escutando piadinhas desde que resolveram acabar com a PMGO na mídia e ninguém faz nada. Foi o tempo que sentia orgulho, hoje me envergonho...

    ResponderExcluir
  2. MARIA GOMIDE, VC ESTA COBERTA DE RAZAO. MAS NAO ME ENVERGONHO DA PMGO, ME ENVERGONHO DOS CABEÇAS DE BAGRE POLITIQUEIROS DE DENTRO DA PROPRIA PM QUE FEZ ELA FICAR ASSIM, DEITADA.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o policial nem deveria se casar,porque nossos familiares sofrem mais do nós,além de serem acusado do que não fizeram,ficaram presos por 3 anos,isso é um absurdo,policiais não foram feitos para serem presos,e sim para prenderem bandidos,colocamos nossas vidas em risco todos os dias,e não somos valorizados,isso é orivel.Vejo todos os dias nos jornais os politicos fazendo merda e não vejo nem um deles la no presidio federal,até parece perseguição em cima dos militares.

    ResponderExcluir
  4. podem esperam muito mais perseguiçao aos policiais militares agora no governo dilma. em goiania ja acharam ate substituto pra pmgo, vai ser a guarda municipal que o alienado do mauro rubem esta fazendo campanha dizendo que ela é a soluçao da segurança publica. a pmgo vai se tornar um grande nada, onde seus desanimados servidores só querem esperar o tempo passar pra poder aposentar e esquecer do quanto a pm goiana se tornou uma massa de manobra na mao de politiqueiro

    ResponderExcluir
  5. nesse ultimo pop, os instrutores so falam que deve verbalizar, nao pode isso e aquilo. os politicos caem em cima da policia, jogam a culpa nela, como falta de açao. os proprios politiqueiros pediram pra policia nao trabalhar, começaram a defender bandido e falar que a pmgo é truculenta, agora que ta todo mundo desanimado, aparece um secretario de segurança pamonha falando mais asneiras ainda. enquanto isso bandido ta cantando de galo

    ResponderExcluir
  6. Hoje no canal sbt passou uma matéria interessante 2 PM abordou um cidadão na rua,e o cidadão deu um baile nos 2 PM tudo filmado,até elogio de despreparado os 2 PM levarão,o cidadão faltou tomar a arma de 1 dos PM que estava dentro da vtr,se não fosse outro PM que estava de folga entrar em ação,o cidadão teri levado á melhor,se tivessem atirado no cidadão teria levado nome de despreparado do mesmo jeito.Resumindo estão é de marcação em cima dos militares e no país inteiro.Muitos de nós não tinhamos nem nascido no tempo da ditadura e pelo visto parece que nós que somos militares pagaremos o preço pelo erro dos outros no passado.

    ResponderExcluir
  7. REALMENTE O QUE FIZERAM COM ESSES POLICIAIS DE ARAGARÇAS FOI UMA TREMENDA INJUSTIÇA,MAIS A JUSTIÇA FOI FEITA E AGORA ELES TERÃO A OPORTUNIDADE DE REFAZEREM A VIDA DELES E SEREM FELIZES.O QUE PRECISA MUDAR SÃO AS PESSOAS QUE TRABALHAM NO MP.

    ResponderExcluir