Minuta do Projeto de Lei de Promoção por tempo de serviço.

Caros amigos e companheiros!

Temos envidados todos os esforços na Assembléia Legislativa de Goiás no sentido de defender os interesses, direitos e prerrogativas dos Policiais-militares e, quando esses convergir, da própria Corporação. As dimensões de nossas luta têm extrapolado em muito nossas propostas de campanha, isso por razão óbvia, muitos dos problemas que surgem são contingentes, ocasionais, temos alçado nossa voz, a voz dos Policiais-militares em todos os eventos que colidem com os interesses de nossa classe, por exemplo a prisão e transferência de policiais para Mato Grosso do Sul, melhorias das condições do presídio militar e, mais que isso, a construção de um novo presídio, desmantelamento da ROTAM e outros. A par dessas ações, estamos levando avante, já com sinal positivo dos Exmos. srs. Governador Marconi e Secretário de Segurança Pública João Furtado, os planos de promoção automática até 3º Sargento, nos termos da proposta infra, o qual já foi encaminhado ao Secretário de Segurança Pública, isso porque essa matéria é de iniciativa do Poder Executivo. O anteprojeto de lei e instituindo a carreira única na PMGO, também está sendo desenvolvida por equipe do nosso Gabinete e o quanto antes estará, também, sendo encaminhado ao Poder Executivo para serem encaminhados à Assembléia para aprovação.

Para a concretização desses e de outros projetos, conto com a participação de todos o militares de Goiás.


Baixar a Minuta da Lei

Deputado Maj Araújo.

34 comentários:

  1. Se a promoção retroagirá ao tempo em que se completou interticio de soldado 1a. classe, garantindo todos os direitos, entaum já seria promovido a graduação de 3o. sgt, sendo que já possui o interticio para ser promovido a cabo e a sargento (7 anos= cabo + 5 anos= 3o. sgt)? ficou confuso?

    ResponderExcluir
  2. Haverá um CFS, concurso interno para sgt, para aqueles que haverem concluidos os intertícios previstos?

    ResponderExcluir
  3. Observando o almanaque de soldados, 3831 possuem 07 anos na graduação de soldado la. classe, com a aprovação da lei, 15% ou seja 574 soldados serião promovidos automaticamente em "setembro" e assim por sequente?

    ResponderExcluir
  4. Os que já são 3o. sgt. como serão sua ascensão? Merecimento e antiguidade como atualmente, observando critério de vagas?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que me explicassem o seguite: Com esse negócio de retroagir, eu e muitos colegas que temos pouco mais de 10 anos de PM e somos CB. há alguns meses corremos o risco de ficarmos mais modernos que os SD que vão virar CB e tem mais de 11 anos de serviço? Nós CBs de 10 anos de serviço ficaremos prejudicados mais de tês mil posições no almonaque, e nosso direito adquirido com muito estudo e vontade de crescer?
    Sem contar que temos que esperar três anos para tentarmos ir a 3ºSgt. sendo que o SD com 7 anos já pode tentar direto a ser 3º Sgt. Pode ajudar o SD mas sem tirar o direito de quem já conseguiu com muito estudo.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que se infere do anteprojeto as promoções por merecimento e antiguidade continuam, certamente que o merecimento poderá concorrer a partir do interstício de 04 anos ao SD e 03 ao CB. A promoção por antiguidade, enquanto houver militar que faz jus à promoção por tempo de serviço, ficará inaplicável, voltando a ser aplicada a partir do momento em que não haver mais nenhum militar com mais de de 07 anos sem ser promovido.
    A promoção por tempo de serviço retroage ao tempo em que o militar completou 07 anos, porém não prejudica ou pretere os militares que foram promovidos por merecimento, isso afrontaria qualquer bom senso.
    A proposta é que o tempo de serviço que extrapola os 07 anos e que ampara a promoção retroativa, sejam computados para a proxima promoção, ou de 3 SGT.
    As graduações seguintes, ou a partir de 2º SGT obedecem os critérios delineados pela 15.704/06, já que a proposta é promover automaticamente, por tempo de serviço até 3º SGT.

    ResponderExcluir
  7. Estas são as garantias e os direitos à carreira, que se julga razoável e que o Dep Major Araújo defende junto ao Poder Público. Como se trata de materia de competência do Executivo, poderá haver discussões, avanções e/ou retrocessos, porém, tanto mais serão os avancos quanto mais força e apoio dermos ao nosso Deputado.
    É bom lembrar que os impactos financeiros dessas promoções não inviabiliza o projeto, já que as diferenças de uma para outra graduação pouco significam.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal do BLOG! Me respondam por favor! Tenho oito anos de PM e sou CABO, com essa de retroagir o SOLDADO com mais de quatoeze anos virará CABO retroativo há quando ele tinha sete anos de SOLDADO e automaticamente já esatará com intertício para ser 3ºSGT automaticamente? Se for assim de nada adiantou eu e muitos com menos de quatorze anos ter estudado para ser CABO, sabendo que temos pouco tempo na graduação, que depois de tanto estudo e preparação, fomos prejudicados em relação aos nossos direitos adquiridos. Revejam isso se o entendimento for esse. Para acontecer dessa forma teriam que promover todos os CABOS existentes na PMGO hoje, só assim não haveria injustiça com aqueles que se esforçaram para ascender na carreira.

    ResponderExcluir
  9. Bem, é isso, os cem primeiros Sds que tem 7 anos após a lei serão cabos, com serteza os cem primeiros mais antigos acima de 7 anos, entenderam! assim os cem primeiros cabos serão 3º Sgts, depoia disso os interticios e o TAP.

    ResponderExcluir
  10. Anonimo,pense e reflita,voce tem 10 anos e ja e cabo podendo chegar a ser cap na ativa.Eu tenho 17 anos de pm e sou SD sem previsao de ir a CB.Se eu for promovido neste projeto de lei do MJ ARAUJO talvez possa ser um 1ºSGT na ativa.Voce so esta pensando em voce se esquecendo dos antigoes que fizeram e fazem parte de historia da PM.

    ResponderExcluir
  11. PM ZINCADO, eu só não quero e nem acho justo e nem vc acharia se estivesse em meu lugar, perder um direito já conquistado com muita garra, perdendo vários prazeres da vida para ficar em um quarto fechado estudando, para conseguir ascener na carreira, para perder tudo para um cara como vc que enquato eu estudava voce fariava,dormia ou ia pescar ou jogar truco, as mesmas chances que eu tive vc também teve, ou melhor voce teve mais, pelo fato de voce ser mais antigo consequentimente voce tem mais pontos na ficha, agora perder posições para quem espera tudo de mão bejada, isso além de ser ati-etico, afronta o bom senso. Desejo que os antigos sejam promovidos, mas porém, sem lesar o direito adquirido dos outros.E acredito no Major Araújo, ele jamais vai beneficiar uns prejudicando outros.

    ResponderExcluir
  12. Maj Deus abençoe o Sr. Guerreiro

    ResponderExcluir
  13. Tenho vinte e um anos de policia e cinco averbados,sai CB em SET/2010.Com o intertício de sete anos nem a sgt na ativa chegarei,acha isto justo MJ ARAÚJO ? Este projeto não está sendo justo para os antigões,teria que ser retroativo para se fazer justiça.

    ResponderExcluir
  14. Concordo contigo irmão anônimo,tenho vinte anos com mais quatro averbados,ou seja jamais alcançarei á graduação de SGT,pois me faltam menos tempo que o intertício.

    ResponderExcluir
  15. Demorei Dezenove anos para ser CB,agora este projeto vai beneficiar apenas quem tá entrando.Chama isso de promoção automática?Quatro anos passam logo...

    ResponderExcluir
  16. Cb Freitas espero que você tenha assistido o programa SOS de hoje, não é nada disso que você e os anônimos anterior e posterior escreveram nesse mural.

    ResponderExcluir
  17. EU GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO, COMO QUE UM SD ANTIGÃO PODE CHEGAR A 3°SGT EM DUAS PROMOÇÕES CONSECULTIVAS, SE EXIXTEM CENTENAS DE CB NOVINHOS DE POLÍCIA E NA GRADUAÇAO? ELES NÃO PODEM PERDER A ANTIGUIDADE POR TER DIREITO
    ADQUIRIDO, A ÚNICA SAÍDA É ALTERAR ESSE PROJETO PROMOVÊ-LOS A 3°SGT. DESSA FORMA ESTARÁ BENEFICIANDO A TODOS SEM PREJUDICAR NINGUEM.

    ResponderExcluir
  18. Por mais que os cabos que tem pouco tempo de policia aleguem que os mais antigos tiveram as mesas oportunidades que eles isso não é fato, nunca foi criado nenhum projeto que visasse reparar o dano que estes sofreram na carreira por uma falta de politica de promoção de praças que realmente funcionasse. Ao colega anonimo que tem 8 anos de policia e já é cabo, parabéns, mas o fato dele ter se esforçado não tira o mérito de quem está nas ruas a 20 anos sem ter tido uma chance real de ascensão. Não sou antigão, na verdade minha turma foi prejudicada duas vezes nos TAPs com as mudanças de interstício. Pra se fazer justiça tem sim que haver reparação aos mais antigos antes.

    ResponderExcluir
  19. Para o último anônimo. Não se faz reparação de prejuizos do passado ignorando o presente, ou seja, prejudicando quem quem já conquistou o seu espaço, que consigam ser promovidos os nobres colegas antigões, mas os CBs novinhos não tem nada haver com tais prejuizos. E para ser considerado prejuizo tinha que haver essa promoção automática desde da época do Sd mais antigo que existe hoje,e não tivessem sido promovidos na época, no entanto, não havia nenhuma lei nesse sentido, por tanto não foram lesados em nenhum direito. Haverá afronta ao direito se os CBs novos tiverem seus direitos lesados, porque o fato deles serem CBs, por lei já são considerados mais antigos do que qualquer SOLDADO OU CABOS que vierem a ser promovidos no momento. Repito caro colega torço para o antigo ser promovido, mas dos nossos direitos não podemos abrir mão, até porque quando nós virarmos 3ºSGT seremos os últimos no almonaque, sendo que nossos direitos é ser os primeiros, e daí para frente só Deus sabe como vai ser para chegar a 2ºSgt.

    ResponderExcluir
  20. MAJOR POR GENTILEZA RESPONDA-ME! O SD QUE SE FORMOU EM 1991, SE TORNANDO SD 1°CLASSE, SERÁ CB RETROATIVO A 1998 E CONSEQUENTIMENTE 3°SGT DE 2005. COMO VAI FICAR A SITUAÇÃO DOS CBs POR MERECIMENTO QUE TÊM POUCO TEMPO NA GLORIOSA? VÃO SER DESCONSIDERADOS E ULTRAPASSADOS? SEM CONTAR QUE MUITOS 3° SGTs POR MERECIMENTO VÃO FICAR MAIS MODERNOS. POR ISSO TEM QUE HAVER UM PARÁGRAFO TRATANDO DESSA PATICULARIDADE. CONFIAMOS NA SUA BOA VONTADE E SABEDORIA, QUE O CRIADOR DO UNIVERSO O ILUMINE NESSA NOVA JORNADA.

    ResponderExcluir
  21. a questão dos soldados antigos é caótica, tendo em vista que fazemos parte da história da pm, longos e arduos anos de sacrifícios e luta não reconhecidos, muitos conpanheiros que perderam a saúde fisica e ate mesmo mental durante essa longa jornada!, é preciso que deixemos um pouco o egoísmo de lado, e valorizemos quem já dedicou uma vida em prol da seg.pública de Goiás. Deus abençõe a todos nós!

    ResponderExcluir
  22. Ao anônimo estudioso que ficou no quarto fechado estudando para ascender na carreira militar. Estude também a gramática! Vamos lá: ascener, correto é ascenDer; enquato, correto é enquaNto; fariava, correto é faRRiava; consequentimente, correto é consequentEmente; bejada, correto é beIjada; ati-ético, correto é aNti ético. Respeite os soldados antigos, pois muitos tem mais instrução do que você. Seus direitos continuam sendo seus, não se incomode com o crescimento dos outros. Estude mais!

    ResponderExcluir
  23. MAJOR O ÚNICO PROBLEMA VAI SER INVEJA DE QUEM JÁ FOI BENEFICIADO DE ALGUMA FORMA,COMO POR EXEMPLO OS SGTs 31 MILHÃO,QUE ENTRARAM NA PM PAISANO E FORAM A 2°SGT,JUNTAMENTE COM OS SGTS ANTIGÕES,E OS SD NOVIN 30MIL,31 MIL QUE FORAM A CB NUMA TAL PROVA QUE SE DIZ SER MERECIMENTO,AGORA SIM,VAI SER FEITO JUSTIÇA,VALORIZAR QUEM CARREGA ESSA PM MUITOS ANOS NAS COSTAS E NÃO É GRADUADO,ISSO MOTIVA,TRÁS AUTO ESTIMA,COMANDAR VIATURA COM DIVISA É BEM MELHOR,FAZER PAPEL DE GRADUADO,ESTAGIANDO NOVIN,PARA DEPOIS ELE FICAR RINDO DE VÇ,ISSO NÃO É JUSTIÇA,SO ESPERO QUE SEJA O MAIS BREVE POSSIVEL,ESTAREMOS NA ASSEMBLÉIA EM PESO MAJOR ,PARABÉNS-SD OPERACIONAL COM 17 ANOS DE RP-PMGO

    ResponderExcluir
  24. Major, esclareça as duvidas para que os Soldados antigoes parem de pensar que vao comandar os Cabos "novinho" do TAp( merecimento).
    Tem alguns acreditando nesse tipo de absurdo. Acredito que para o Sd ultrapassar os atuais Cabos, so apartir de um concurso interno p Sgt.
    E a carreira unica, como ta?

    ResponderExcluir
  25. nao seria melhor se tivesse dois almanaque por antiguidade e por merecimento? sendo que existe promoções por antiguidade e por merecimento.


    10/julho 2011 18:05

    ResponderExcluir
  26. Olá senhor Dep. Maj. Araújo! Esclareça esse projeto, pois dessa forma que está causa espectativas que poderão ser frustradas para todos nós, inclusive para os Sds. Antigos que, não estão se preocupando tão somente com a promoção, mas sim, achando que vão ultrapassar o Cb. novo do Tap, indo a Sgt primeiro, sendo que isso seria a mais grave falta de respeito, ética e injustiça com quem não se acomodou e procurou crescer profissionalmente. O antigo reclama que não teve oportunidades, isso não é verdade, na atual lei de promoção eles tem mais oportunidades que o novim, sendo que além de concorrer por antiguidade que, são três vezes mais o número de vagas, ainda concorrem no tap levando vantagem na pontuação da ficha por terem mais tempo de serviço, conheço vários novinhos inclusive eu sou um deles que passamos no TAP e fomos derrubados por antigos que estudaram e merecidamente somaram mais pontos na ficha.
    Senhor Maj. Araújo, antes dessa lei 15.704 de promoção de praças o novinho não tinha nenhuma espectativa de ser promovido, sendo que com a globalização em qulquer empresa do mundo se promove quem se prepara melhor.
    Aqui mesmo na minha região conheci vários antigões que no passado antes de existir o TAP, chegavam a sua vez de ser promovidos e eles dispensavam a oportunidade, isso para não perder alguns privilégios que tinham na cidade onde trabalhavam ou apenas com medo de comandar um destacamento. Lembrando também que muitos não se graduaram por que não aproveitavam as oportunidades da época, quando saiam por exemplo 10 vagas para cabo, não se escreviam seis candidatos. Os que foram inteligentes e não deixaram passar essas oportunidades são atualmente ou na R/R Sub. Ten, 2º Ten, 1° Ten, cap. e até Major. Por isso essa conversa de que não tiveram oportunidades não prevalece, o TAP está aí para todos, quando a incrição era paga a desculpa era que não tinha dinheiro, agora que é gratuita também não fazem, antes tinha português a comissão de elaboração retirou essa matéria mesmo assim, eles tabém não fazem, sendo que atualmente as matérias são só específicas do serviço policial militar, sem contar que a comissão elaboradora da prova diminuiu o nível de dificudade da prova para ajuda-los e assim quando na somatória de pontos da ficha eles se sairem melhor, mesmo assim, a grande maioria ainda insistem em promoção de mão beijada, sem nenhum esforço, que venha de pára-quedas. Eles tem um argumento que merecem promoção porque carregaram a polícia nas costas, mas não fizeram mais do que suas obrigações de trabalho para o sustento de suas famílias, como todos nós fazemos e qualquer trabalhador de outras empresas fazem. No entanto Exelentismo Dep. nós Cabos do TAP não somos contra a promoção dos colegas antigos, mas queremos que nossas conquistas não sejam ignoradas, pois temos direitos garantidos e tais direitos nos garante precedência no almonaque e consequentimente na próxima promoção, a não ser que passem em concuso interno primeiro que nós. Confiamos no seu trabalho e na sua competência que Deus o Abençõe nessa nova jornada da vida.

    ResponderExcluir
  27. para os cabos do TAP....... NÃO PASAM DE MEROS EGOISTAS....... FICAM NA CURVA QUERENDO MINAR A VIDA DOS SOLDADOS ANTIGOS.......... CAMBADA.....

    ResponderExcluir
  28. O parágrafo 1º do artigo 7º da minuta, vai causar muitos descontentamentos, pois versa que o SD 1ª classe poderá concorrer direto a 3ºSGT, e isso irá atropelar os atuais CBs VELHOS.

    ResponderExcluir
  29. Não existe somente CBs do TAP que irão serem prejudicados, mas também muitos SDs antigos recem promovidos.

    ResponderExcluir
  30. quer saber antigões, se preparem, por que vcs ainda vão comer na mão dos novinhos, ai vcs verão o que é arrogância.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. nos cbs e sgts, não temos culpa, da pm não ter tido um plano de carreira digno p os praças.aproveitamos o q tinha,com muito estudo,p passar numa prova com uma concorrencia absurda.torço p q todos os antigões sejam promovidos,só q vão ocupar seus devidos lugares no almanaque,ou seja o sd mas antigo, será o primeiro depois do cb mais moderno.isso é a orden natural da antiguidade no militarismo.vcs antigões, estão pensando em ficarem mais antigos q os cbs e sgto do tap ao inves de se preucuparem com suas propias promoções,isso é uma demostração de falta de conhecimento e burrice.talvez seja o motivo q não consigam passar no tap.

    ResponderExcluir
  32. acho que os antigaos tem razão. para o oficial não há seleção, as estrelas vao caindo automaticamente,então, porque para o praça tem que ser diferente. Temos que parar com essa briga e lutar pela promoção automática com intertiço menor.
    Dessa forma tanto os policias serao beneficiados quanto a sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  33. COMO OS CABOS NOVOS POR MERECIMENTO PODEM ALEGAR QUE SERÃO PREJUDICADOS? ALGUÉM FEZ UM PROJETO QUE OS TORNARÃO SOLDADOS NOVAMENTE? FIZERAM O TAP PARA CABO E CABO SÃO E CONTINUARÃO A SER, OU ESSE DIREITO ADQUIRIDO DE QUE FALAM É O DE MANDAR NO SOLDADO? ESTÁ PARECENDO QUE SE NIVELASSEM OS SÁLARIOS, IPOTÉTICAMENTE, DE TODOS OS POLICIAIS MILITARES EM R$ 20.000,00 ELES NÃO ACEITARIAM PREFERINDO GANHAR R$ 200,00 DESDE QUE OS SOLDADOS GANHASSEM R$ 100,00, SÓ PARA PODEREM DIZER QUE SÃO MELHORES QUE OS SOLDADOS... SE LIGA!SE NÃO QUER SER INFERIOR, HIERARQUICAMENTE, A NINGUÉM DEVERIAM TER FEITO CONCURSO PARA REI DO MUNDO... ALIÁS, AINDA ASSIM SERIAM INFERIORES A DEUS...

    ResponderExcluir
  34. Bom dia deputado,sou 3 sgt da pmgo , estou com 24 anos de serviços prestados, durante esse periodo passei 15 anos cabo e já se vão mais 6 anos de 3 sgt,enquanto soldados com quem trabalhei já são 3 sgt, os antigos que carregaram a pm até aqui tem que ser reconhecido, o senhor conhece a história,espero que consiga melhorar a nossa instituição, a qual tenho muito orgulho de pertencer

    ResponderExcluir