Reportagem de capa do jornal Diário da Manhã de terça-feira, 31 de maio, revela a face cruel de um submundo de criminalidade que Goiás não conhecia. Começa a ruir a última trincheira entre o banditismo e os resquícios de civilização. O policial fardado - símbolo da proteção das famílias - está acuado, intimidado e sendo vítima da violência que deve combater. A exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro, para citar apenas uma boa lição, a situação se inverteu e são os agentes da lei que temem os dos crimes.

Nós registramos em vários artigos, e comentários de TV, a preocupação com o massacre midiático da PM, momento em que grupelhos encastelados na imprensa movimentaram uma perigosa jornada de manchetes negativas. Tendo como pano de fundo denúncias justas, chefetas do jornalismo irresponsável utilizaram artifícios para elevar índices de leitura e audiência sem medir consequências. A corporação foi jogada no fundo do poço com lama até o pescoço. As quadrilhas deliraram.
O estilo de pressão foi tão destruidor que não deixou margem para defesas. Os poucos que se ergueram (e faço questão de lembrar que me incluo entre eles) foram classificados como defensores de grupos de extermínio. O rápido curso da história prova que não era nada disso. Hipócritas envolvidos no processo clamaram por uma polícia em moldes suíços. Esqueceram-se de importar quadrilhas europeias.

Quem tinha um mínimo de conhecimento da violência que esgoela os goianos sabia que o problema não estava na farda preta e na coragem dos profissionais da Rotam. Como grupo de elite treinado para situações de risco, eles não eram, nunca foram e não são a causa da violência. Representam o rigor máximo de quem só entende a linguagem da força bruta. O show de notícias, com formadores de opinião julgando e condenando, estimulou a sociedade a uma sentença às avessas. Deu na situação absurda que se enfrenta.

Ninguém preconiza acobertar erros de conduta ou deixar de punir assassinos de farda. Contudo, houve um linchamento moral, vítima de uma meia dúzia de errados. Muito do que foi alardeado de forma bombástica nunca se comprovou. Onde estão afinal os cemitérios clandestinos? Cabe agora refletir, contribuindo para corrigir o estrago. Com os policiais encarcerados em presídio de segurança máxima, estabeleceu-se a falsa impressão de que o bem venceu o mal. Ou seja: a perversidade estava na PM.

Mais um caso em que o casuísmo teatral prevaleceu sobre o bom senso, incitando medidas populistas, injetando a bílis do medo nos policiais e o veneno da coragem no banditismo. E agora? Quem vai encarar? O famoso radialista que soltava gritinhos de malignidade? O rapagão televisivo de punhos abertos e língua ferina? A chefa de redação que chegou a uivar de prazer com o aumento da tiragem do jornal? Definitivamente não. Eles já estão cobrando da Polícia Militar ações mais enérgicas. Que nojo. Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário. rosenwal@terra.com.br Twitter: @rosenwalf

5 comentários:

  1. JA ERA DE SE ESPERAR ESSA SITUAÇÃO. A UNS ANOS ATRAS UM SD FEZ BOBEIRA E ATIROU NA NUCA DE UM HOMEM, AI APARECEU O FERNANDO KREBS DIZENDO QUE .40 NAO ERA ARMA DE SOLDADO, QUE ERA ARMA DE OFICIAL, ACHEI INTERESSANTE, CERTAMENTE ELE PENSA QUE BANDIDO QUE OFICIAL ENFRENTA TEM O COURO DIFERENTE DAQUELE QUE O SOLDADO ENFRENTA. A DERROCADA DA PMGO COMEÇOU QUANDO ESSES "ESPECIALISTAS' EM SEGURANÇA PUBLICA COMEÇOU A DIZER BESTEIRA E O POVO ACREDITOU.

    ResponderExcluir
  2. A BANDIDAGEM ADOROU. PENSAM QUE ESTA RUIM??? VAI FICAR PIOR DEPOIS DE JULHO, UM MONTE DE PILANTRA VAI SAIR DA CPP BENEFICIADO PELA MODIFICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO, JÁ QUE PRISAO VAI SER EXCEÇÃO. ACHAM QUE MAURO RUBEM, IVANA FARINA OU FERNANDO KREBS SE IMPORTAM?? CLARO QUE NAO. VIVEM RODEADOS DE SEGURANÇA SO PRA ELES.

    ResponderExcluir
  3. UM REPORTER DA TV ANHANGUERA AO PERGUNTAR SOBRE OS POLICIAIS BALEADOS PELO DELEGADO WILLY BORGES QUERIA SABER DO CEL ALVES SE ERA PERMITIDO AO PM FAZER BICO. É IMPRESSIONANTE O QUANTO ESSE "REPORTER" É RIDICULO, NEM PERGUNTA SE OS PMS ESTAO BEM E JÁ QUER ARRUMAR PROBLEMA PARA ELES. MOSTRA O QUANTO A IMPRENSA GOIANA É VICIADA E TENDENCIOSA.

    ResponderExcluir
  4. O reporter em momento nenhum colocou que o pm estava em um bico porque esta com a data base de seis anos vencida,mas se ele quisesse ajudar com certeza procuraria porque é que as datas bases não foram repassadas até hoje,é lei,um direito de todo trabalhador,aí sim o policial talveis não faria bico,inclusivel esse tal banco de horas dos policiais que nem de longe obedecem a CLT,isso o reporter não pergunta,não colocam será porque ?será que não interessa à sociedade saber a verdade ou estes jornalistas estão recebendo para vender apenas mentira e jogar a sociedade cotra nós?

    ResponderExcluir
  5. PMGO SOZINHA, MIDIA,MP, POLITICOS, SOCIEDADE, TUDO E TODOS CONTRA A PMGO. PRECISAMOS FICAR UNIDOS, SÓ TEMOS UNS AOS OUTROS, SE NOSSA UNIAO ACABAR, ESTAMOS PERDIDOS.

    ResponderExcluir