Rotam retorna às ruas com mudanças

Três meses depois de terem sido retiradas das ruas, as equipes da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) voltam a atuar em caráter experimental, exclusivamente durante o dia. Quatro grupos da tropa de elite - cada um composta por quatro militares - estão percorrendo ruas e avenidas de bairros periféricos e intervindo em flagrantes de casos considerados críticos, entre os quais ocorrências de roubo de veículos e assaltos a estabelecimentos comerciais.

O retorno dos integrantes da tropa às ruas começou a acontecer no dia 1º. O comandante da Rotam, tenente-coronel Luiz Alberto Sardinha Bites, destaca que neste primeiro momento as ações estão sendo desenvolvidas em forma de estágio, por militares que concluíram o curso de formação orientados por profissionais habilitados. Exatamente por isso, ressalta, a ação será temporária.

A Rotam havia sido retirada das ruas no dia 3 de março por determinação do secretário de Segurança Pública, João Furtado Neto, devido a uma série de questionamentos e denúncias sobre a conduta dos seus componentes, entre as quais simulação de troca de tiros, uso de drogas, participação em grupos de extermínios e descumprimento dos princípios básicos de direitos humanos. Uma das ações que culminaram na retirada da tropa foi a tentativa de intimidação à Organização Jaime Câmara ( OJC ), que vinha publicando reportagens sobre a atuação da tropa.


Nesta época, o grupo de elite era composto por 116 militares. Atualmente, tem nos seus quadros apenas 13 integrantes, além dos 8 estagiários. Luiz Alberto Sardinha Bites antecipa que este número vai aumentar com a realização de outro curso, previsto para iniciar na segunda quinzena deste mês, no qual foram inscritos 50 militares. Depois da conclusão deste segundo curso, em julho, a tropa retoma em definitivo as ações ostensivas e operacionais.


Nas equipes que retornaram provisoriamente às ruas estão os policiais que concluíram o primeiro curso de formação. Quarenta militares inscreveram-se, mas apenas 21 foram selecionados. Oito terminaram o curso, entre eles dois policiais lotados no Tocantins. A tropa está atuando com fardamento e veículos novos, nas mesmas cores e modelos dos utilizados pelos demais componentes da corporação.


Luiz Alberto Sardinha Bites informa que o estágio terá a duração de aproximadamente 20 dias. Depois disso, os militares retornam ao quartel. As quatro equipes, conforme disse, estão fazendo cerca de 70 abordagens por dia, quantidade considerada aceitável por ele. O comandante destaca como casos significativos a recuperação de um carro que havia sido roubado no Setor Universitário e a prisão dos acusados, no Jardim Goiás; a prisão de dois suspeitos de roubo a um estabelecimento comercial, no Setor Riviera, e a prisão de acusados de assalto a uma agência lotérica, ocorrido no Centro.


A Rotam, conforme assegura o comandante, volta às ruas com uma nova filosofia de ação. "Passamos para os componentes que eles devem atuar dentro da legalidade, com o objetivo principal de prender o infrator. O confronto só deve existir se houver reação por parte dos acusados", acentua. Apesar da nova metodologia, a tropa continua a atuar com armas longas, de alto poder. A Rotam também será transferida em breve para uma nova sede. O Tiródromo instalado no interior do Autódromo Internacional de Goiânia, será reformado e adaptado para quartel. Atualmente, a sede é localizada no Setor Rodoviário.

FONTE: http://www.opopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário