PMs do Piauí entram em greve, e governo pede ajuda à Força Nacional


YALA SENA
Direto de Teresina

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), anunciou nesta quinta-feira que convocará a Força Nacional após a deflagração da greve dos policiais militares e bombeiros no Estado. A paralisação dura 24 horas e os grevistas se recusaram a prestar atendimento à população.

"Vamos pedir ao ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) a presença dos homens da Força Nacional para garantir a segurança dos piauienses", afirmou o governador, durante coletiva no Palácio de Karnak, depois de reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado.

O movimento Polícia Legal começou na segunda-feira e é comandado pela Associação de Cabos e Oficiais do Piauí. Como a Policia Militar é proibida de fazer greve, a categoria protesta se recusando a trabalhar de forma precária - casos como de motoristas sem habilitação, militar sem colete a prova de bala, viaturas irregulares e viagens sem diárias.

Os PMs pedem isonomia salarial com a Polícia Civil - salário de R$ 2,5 mil, e não R$ 1,4 mil, vencimento inicial do soldado. Os manifestaram fizerem protesto em frente às Rondas de Naturezas Especiais, grupo de elite no Piauí, e na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Miguel Rosa, Centro de Teresina.

"A presença da Força Nacional não nos intimida e o movimento vai continuar até o governo apresentar uma proposta digna para os militares", afirmou o capitão Evandro Rodrigues, presidente da Associação dos Oficiais. Para evitar prisões de policiais, a entidade buscou assessoria jurídica para ficar de plantão.

O governo afirmou que só negociará com a categoria se eles suspenderam o movimento. O governador disse que os militares tiveram aumento salarial de 11%, acima do funcionalismo que foi de 7.1%.

Escrava Isaura:

De coletes vermelhos, os policiais e bombeiros se vestiram com a frase "Associações unidas. Isonomia salarial já". Um carro de som toca Vida de Negro, de Dorival Caymmi, tema da novela Escrava Isaura que ganhou uma nova versão: "Vida de PM é difícil. Em vez do tronco, é a tranca. E não vamos entrar na chibata por reclamar".

No Piauí, há 6,8 mil homens na Polícia Militar e, segundo o comando, 97% aderiram ao movimento.

Fonte: terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5292624-EI5030,00-PI+PMs+entram+em+greve+e+governo+pede+ajuda+a+Forca+Nacional.html

5 comentários:

  1. MEUS AMIGOS E IRMAOS DE FARDA, SOU DA BAHUA E APOIO A PARALIZAÇAO NACIONAL. VOÇES ESTAO DE PARABENS. PMBA.

    ResponderExcluir
  2. aqui na BAHIA o sd só vai promovido apartir dos 25 anos de trabalho, á cb e só DEUS é quem sabe se vai ser sgt, pois lhe resta 5 anos de serviço ganhando mal e morando ao lado da boca de fumo. os politicos legislando em causa propia sempre se favorecendo do erario publico.

    ResponderExcluir
  3. parabéns lutem pelos seus dieitos porque os politicos não estão nem ai pra nossa classe!!!

    ResponderExcluir
  4. apoio essa manifetsção dos PMs no piauí pois o governo está pagando uma miseria a eles, é isso ai gente continui,corra atraz dos seus direitos... PARABÈNS

    ResponderExcluir
  5. Sou Bombeiro do RJ e vocês tem que se fazer ouvir a voz de guerreiros do Piauí. Se obrigarem a voltar, façam operação padrão, peguem todos os viciados e entulhem as delegacias, não saiam com viaturas com problemas, o guerreiro não pode prevaricar. Gritem mais alto, gritem para o mundo, mostrem a cara da segurança do Brasil. Sem luta não há vitória, JUNTOS SOMOS FORTES!

    ResponderExcluir