Policiais e Bombeiros participaram de uma passeata por melhores condições de trabalho e melhorias salariais.

Cerca de trezentos policiais e bombeiros militares de Goiás atenderam ao pedido do presidente da Unimil (União dos Militares do Estado de Goiás) Major Araújo e participaram de uma manifestação pacífica por melhores condições de trabalho e melhorias salariais. Os PMs e BMs se concentraram na Praça do Trabalhador e realizaram uma passeata até a Praça dos Bandeirantes.

Os militares goianos estão submetidos, em regra, a fatores que comprometem sua saúde, e a segurança da sociedade, em virtude da sobrecarga de trabalho, provocadas pelo excesso de horas trabalhadas, ordinariamente, até 60 horas semanais. Soma-se a essa carga horária o serviço extraordinário remunerado, que atualmente tem deixado de ser voluntário para se tornar obrigatório, existindo casos de policiais que trabalham até mais de 80 horas semanais.

Está comprovado cientificamente que a sobrecarga de trabalho desencadeia diversas doenças, dentre elas o estresse, que é um fator potencializador de desequilíbrios físicos e psicológicos.

Major Araújo afirma que a jornada excessiva de trabalho dos militares só traz malefícios, tanto para os militares quanto para a sociedade em geral: “Os militares de Goiás tem sido submetidos a escalas desumanas de trabalho, que muitas vezes ficam a cargo do arbítrio dos comandantes que as estabelecem de acordo com a demanda de trabalho e geralmente não há efetivo suficiente para suprir a necessidade. Um profissional estressado não consegue exercer de maneira adequada as funções por ele desempenhadas e age com maior agressividade de forma impulsiva”, salienta o presidente da Unimil

Uma audiência pública com o tema: “Jornada de Trabalho de 40 horas semanais: Militar Saudável” está marcada para o dia 05 de junho, a partir das 14 horas na Assembleia Legislativa de Goiás. Oportunidade em que Organizações Internacionais terão acesso aos índices goianos, algo que beira a escravidão.

É necessário que todos os militares de Goiás se mobilizem a fim de sensibilizar os gestores e a sociedade para os graves problemas enfrentados pela categoria no que diz respeito à jornada de trabalho. Apenas com a união de todos será possível que as conquistas almejadas sejam atingidas.

Um comentário:

  1. Volto a me perguntar será que para o ESTADO fica mais barato um MONTE de PMS doentes recebendo sem trabalhar se tratando em casa, ou dar UM SALÁRIO justo e uma ESCALA de TRABALHO JUSTA e a SOCIEDADE feliz com o atendimento da PM. Eu nunca vi uma EMPRESA crescer com um monte de funcionários DOENTES, porque o fim dela é FALIR. Será que os MILITARES não são seres Humanos, será que o GOVERNO pensa que os MILITARES são MAQUINAS porque até as maquinas precisam de LIMITES DE HORAS TRABALHADAS porque se não o tempo util de VIDA dela é menor do que o NORMAL. E com o passar do tempo precisa ser substituida por outra nova. Assim acontece com o ser HUMANO se ele não tiver LIMITE DE HORA PARA TRABALHAR com o passar do TEMPO ele adoece mais rapido e os CUSTOS com remedio muita das vezes o que ele recebe não da nem para COMPRAR O REMDIO DEVIDO O VALOR SER ALTO. E a tendencia da coisa é piorar segundo o Jornal da BAND agora das 7 horas hoje no minimo teria que ter 20.000 homens na PM trabalhando e só tem 11.000 e segundo o PRESIDENTE DOS SARGENTOS E SUBTENENTES daqui a 3 anos e meio sairam 3.500 homens da PM. Ou dos PMS que restarem daqui a 3 anos ficaram LOUCOS COMPLETAMENTE OU MORRERAM DE TANTO TRABALHAREM SE NÃO DEREM UM JEITO URGENTE NESTA ESCALA LOUCA DE TRABALHO E NO PRINCIPAL QUE É O SALÁRIO. MILITARES SÃO SERES HUMANOS TEM FAMILÍA E PRECISA DE LAZER COM SUA A FAMILÍA. MAIS UMA REFORÇO O QUE FALEI O MEU VOTO NÃO FOI EM VÃO O SR ESTA NO CAMINHO CERTO DEPUTADO MAJ ARAUJO.

    ResponderExcluir