Projeto RAS com Taxistas – Parceria de Sucesso







O Comando do Policiamento da Capital em parceria com a Agência Municipal de Trânsito e o Sindicado dos Taxistas de Goiânia, no interesse de redução do número de delitos contra taxistas, iniciou nesta Capital, no dia 19/07/12, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública, começou a partir de março de 2012 o projeto comunidade alerta, no qual os taxistas passaram, a partir de então a serem abordados por Policiais Militares como forma de garantia de segurança a este seguimento de profissional de alto risco no exercício da sua função.

Após várias reuniões estratégias foram definidas e colocadas em prática, entre elas a obrigatoriedade de todo taxista parar nas sedes das barreiras da Polícia Militar Rodoviária Estadual para preenchimento de dados dos clientes transportados entre municípios, também a questão de formação sobre conhecimentos básicos de segurança individual e coletiva e também elaboração de cartilhas com dicas de segurança.
Para completar o projeto comunidade alerta, com a participação do Tenente Reis e Sargento Rosemário e o Senhor Leondenes Quirino da Silva da AMT, foram feitas visitas às Centrais de radio Taxi desta Capital, e no dia 10/10/12, as quais adquiriram materiais para por em prática o sistema integrado de rede de comunicação, (FEITA PROGRAMACAO DE TODAS AS CENTRAIS DE RADIOS COM UM CANAL DE EMERGENCIA LIGADO 24 HORAS COM A POLICIA MILITAR),  também a formação em conhecimentos técnicos para trinta e cinco operadores das Centrais foram  habilitados para acionar a Polícia Militar através de códigos de comunicação entre os taxistas e o Operador da Central de Monitoramento do CPC pelo fone 9631-3233, e ao mesmo tempo repassar denúncias.

Essa parceria, que já conta com 71 dias e como resultado tivemos uma redução de 63% dos crimes contra taxistas nesta Capital. Ao todo serão 3 mil taxistas em toda a área metropolitana de Goiânia, interligados via rádio com a PMGO. Este projeto também pode ser implantado em todos os Comandos Regionais.

O próximo passo para a expansão do “comunidade alerta” será no dia 17/10/12, no auditório do Colégio Claretiano localizado na Avenida Paranaíba com a Araguaia, das  8h00min às 12h00min, a capacitação dos motoristas de taxi no sentido de maior eficiência no repasse de denúncias e códigos de segurança definidos entre a PMGO, AMT e estes profissionais.

Obs: Às Centrais de Rádio Táxi e Cooperativas de Taxi, que quiserem se adequar ao Sistema fazendo a programação de seus equipamentos de rádio junto com a PM, entrar em contato com o 2º Sargento Rosemário, no Tel: 9679-0531 (Responsável pela Programação das Centrais com a PMGO).


Fonte: Tenente Coronel Wesley - Sub-Comandante do CPC
Plantão CPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário