Mudança no efetivo da PM é aprovada

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em primeira votação, o projeto de lei de autoria do governo estadual que aumenta o efetivo e modifica a escala de promoções da Polícia Militar em Goiás. Motivo de polêmica entre os praças da corporação, a matéria passou com apenas uma alteração em relação ao texto original assinado pelo governador Marconi Perillo (PSDB). 
 
O projeto prevê que o efetivo da PM suba de 12.368 para 30.741 em 10 anos e também estabelece que as promoções dos policiais seja feita em cinco etapas. A matéria não teve, no entanto, alvo de cinco emendas feitas por parlamentares, das quais apenas uma foi acatada pelo relator José de Lima (PDT), que integra a base do governo.

A única mudança aceita pelo governo foi a proposta pelo deputado Daniel Messac (PSDB), que traz previsão para que os policiais militares, após o exercício de cargo eletivo, retornem às suas atividades no serviço público.

Por outro lado, foram rejeitadas alterações como a que prevê isonomia entre as carreiras dos PMs e dos Policiais Civis, contemplados com projeto aprovado recentemente. De autoria de Major Araújo (PRB), a emenda prevê a possibilidade de todos os praças alcançarem promoção e que as mesmas ocorram em apenas três etapas.

Avalizado por policiais que protestavam na Casa, Araújo fez duras críticas à formatação do projeto aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). “A Assembleia tinha a chance de corrigir uma injustiça do Executivo, um preconceito que o Estado tem com a PM. O punhal estava na mão da Assembleia e ela o cravou no peito da PM”, disse ele, que logo depois anunciou a intenção de sair da base governista.
Líder do Governo, Helio de Sousa (DEM) rebateu o colega. “Esse projeto é fruto de estudos e grandes negociações. Nós buscamos contemplar o segmento com promoções. É um projeto de alto alcance”, defendeu.

Um comentário:

  1. Eu como cidadão,que ajudo a pagar os salários dos Parlamentares Estaduais, que se diga de passagem, não é pouco, me sinto envergonhado com a falta de preparo desse Deputado JOSÉ DE LIMA (PDT), que faz parte da base do governista, foi relator das emendas que se refere esse projeto, emendas essas que seria de grande importância para a Policia Militar. Esse cidadão teve a capacidade de rejeitar três das quatros emendas feitas ao projeto, sem saber o que estava fazendo, sem conhecer o PROJETO e nem se quer as emendas a ele feitas. Esse cidadão não tem condições de ser sindico do prédio onde ele mora, imagine Deputado Estadual"ISSO É UMA VERGONHA".
    Outro episódio lamentável foi do Deputado Daniel Messac (PSDB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), provavelmente orientado pelo Governador Marconi Perillo, passou por cima do regimento daquela Casa para ajudar a aprovar o relatório que rejeitou as referidas emendas. Policiais Militares é hora de separar aquele que se dizem estar do nosso lado daqueles que realmente estão conosco e que nos defendem!!!!!
    Parabéns ao DEPUTADO MAJOR ARAÚJO pela sua incansável lutar em defesa dos Militares, tenha certeza de que sua parte foi feita!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir