Proposta de Major Araújo, sessão de homenagem à PM goiana, nesta segunda-feira, 1º, reabriu os trabalhos legislativos.

Sessão especial de homenagem aos 153 anos da Polícia Militar de Goiás marcou a reabertura dos trabalhos legislativos no segundo semestre deste ano. Na sessão especial proposta pelo deputado Major Araújo (PRB), na noite desta segunda-feira, 1º de agosto, foram entregues Medalhas do Mérito Pedro Ludovico Teixeira a nomes da PM que se destacaram em seus serviços prestados ao Estado. A solenidade teve início às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa.

Entre outras autoridades, prestigiam o evento o secretário de segurança pública João Furtado; o coronel Raimundo Nonato, comandante-geral da Polícia Militar; o assessor parlamentar Renato Rassi; e o juiz Marco Antônio Caldas.

Como forma de homenagear toda a Polícia Militar do Brasil, o 1º Sargento Márcio Alexandre Alves, da PM do Rio de Janeiro, também foi agraciado com a honraria pelo seu ato heróico na tragédia da escola municipal do bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, em abril deste ano. Ao entrar na escola e abordar o atirador Wellington Menezes de Oliveira, que assassinou 12 crianças e deixou outros dez estudantes feridos, evitou uma tragédia ainda maior.


Major Araújo

O deputado Major Araújo falou do orgulho de poder entregar a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira a policiais que se destacaram em seus serviços prestados ao Estado, garantindo a segurança, a tranqüilidade e o senso de justiça de toda população.

O parlamentar relembrou a história da PM, que foi criada em 28 de julho de 1858 pelo presidente da Província de Goyaz, Januário da Gama Cerqueira, através da Resolução nº 13. Desde então, disse o deputado, é uma instituição que trabalha preservando a ordem pública com policiais bem equipados e treinados, que atuam em todos os municípios do Estado.

“A história da PM se confunde com a própria história do Estado, visto que a nossa polícia esteve presente em momentos históricos importantes, como a guerra do Paraguai, junto ao ex-governador Mauro Borges contra a ditadura, apoiando e ajudando a população na crise com o césio-37”, citou.

O parlamentar falou ainda do orgulho que sente por ter nascido em berço de família militar e pertencer à Corporação. “São heróis anônimos que salvam vidas, trazem a paz e a segurança, encarando uma vida dupla e desgastante, em prol dos cidadãos”. Ele lembrou ainda dos companheiros de profissão que perderam a vida no cumprimento do dever. “Fica nossa homenagem aos nossos irmãos de farda”, reforçou.

Major Araujo, antes de encerrar, pediu uma salva de palmas ao 1º Sargento Márcio Alexandre Alves, da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele foi agraciado com honraria pelo seu ato heróico na tragédia da escola municipal do bairro do Realengo, na capital fluminense, em abril deste ano, como forma de homenagear toda a Polícia Militar do Brasil.

Militares

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Raimundo Nonato, disse, em discurso no plenário, que a história da Polícia Militar goiana se confunde com a história do Estado. "Superamos momentos de crise, estamos sempre prontos para a luta e sobram força e vigor, já que temos de cumprir satisfatoriamente todas as responsabilidades", afirmou.

Segundo o coronel, por muitos anos, o policial militar foi a única autoridade do Estado em algumas cidades do interior. "A PM se modernizou, atualizou procedimentos e fez tudo isso de forma satisfatória, com uso do que há de mais novo em tecnologia", afirmou.

De acordo com Nonato, é preciso acabar com o reino da criminalidade, onde "os bandidos estão soltos e os cidadãos de bem estão presos. A quantidade de usuários e traficantes de drogas só aumenta, o latrocínio também, temos uma reincidência de marginais presos cada vez maior, algo precisa ser feito, não basta a polícia agir sozinha", concluiu.

Em discurso em nome dos homenageados, o tenente-coronel Silvio Vasconcelos Nunes disse que a tarefa de representar o povo goiano em nome da Polícia Militar é algo digno de honra. "Essa medalha que recebo hoje tem grande significado, a começar pelo nome de Pedro Ludovico, por isso tento abraçar o aprendizado dos meus antepassados", afirmou.

De acordo com Silvio, os fundamentos de Goiás são marcados pela Polícia Militar. "Se agirmos como Pedro Ludovico, vamos continuar fazendo esse Estado crescer a passos largos", pontuou. Segundo ele, deputados como Major Araújo são íntegros e merecem todo o destaque e as homenagens da polícia goiana. "A trajetória dele é exemplar, um verdadeiro herói goiano, é um bom policial e um bom gestor", elogiou.

O tenente-coronel concluiu seu discurso, dizendo que todos os quase 200 homenageados desta noite merecem palmas. "Sou apenas um, um entre tantos que desempenham bem suas funções", afirmou.


Mensagem do Governador

O Secretário de Estado da Segurança Pública, João Furtado, representando o Governador Marconi Perillo (PSDB) relatou os feitos realizados em prol da Corporação nesse começo de mandato, lendo ainda a mensagem enviada pelo Governador.

O Secretário defendeu que, mesmo com as dificuldades enfrentadas no começo de mandato, Marconi Perillo, em seu apoio à PM, disponibilizou novos equipamentos e viaturas, e criou o plano de carreira da categoria. Ele determinou ainda a volta da Rotam às ruas, no próximo dia 8, com treinamento melhorado e renovado, e disponibilizou o pagamento virtual, entre outras melhorias.

Em sua mensagem, o Governador do Estado ofereceu seus calorosos cumprimentos a todos os presentes, em especial à Policia Militar de Goiás, parabenizando-a pelos seus 153 anos e pela homenagem. Marconi Perillo frisou ainda seus votos de renovada amizade e apresso pela Corporação, pontuando que está sempre fazendo o máximo possível pela Polícia goiana, nesse momento mais delicado do seu mandato, e que continua buscando formas de investir, melhorar e encorajá-la.

História

Fundada em 28 de julho de 1858, pelo então presidente da Província de Goyaz, Januário da Gama Cerqueira, que sancionou a Resolução nº 13, a Força Policial de Goyaz tinha ação limitada à capital da província (Vila Boa), Arraia e Palma.

A sede da Força Policial foi adquirida pela Fazenda Provincial em junho de 1863, em uma área destinada à construção do primeiro Quartel da Força Policial de Goyaz, que abrigou o Comando da Corporação de 1863 a 1936, e atualmente é a sede do 6º BPM na cidade de Goiás.

A Polícia Militar de Goiás trabalha com a missão de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente no Estado, cumprindo com excelência o preceito constitucional. Além disso, procura proporcionar à sociedade goiana a segurança necessária com policiais militares qualificados e treinados, através de ações padronizadas, compromissada em servir com qualidade.

Atualmente da PM-GO conta com um efetivo de doze mil homens e tem como missão preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente no Estado de Goiás.


Fonte: www.assembleia.go.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário