Audiência Pública discute Jornada de Trabalho e Carreira Militar

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (15/02) pela Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa de seu presidente, deputado Major Araújo (PRB), uma Audiência Pública com a finalidade de discutir os planos de Carreira dos Militares e Jornada de Trabalho na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. A audiência marcou o Dia de Luta pela Valorização do Militar Goiano.

O evento contou com um grande número de militares, suplantando a capacidade dos auditórios Solon Amaral e Costa Lima, sendo que neste último, houve transmissão simultânea das explanações dos expositores.

Entre as autoridades presentes estiveram o comandante-geral da Polícia Militar, Edson Costa Araújo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar, Carlos Helbingen Júnior, os deputados Mauro Rubem (PT), Helio de Sousa (DEM) e Álvaro Guimarães (PR).

Uma das palestrantes, a Psicóloga Cristine Ramos Rocha, explanou sobre os consequências do excesso de carga horária, problema que há muito vem sendo denunciado pelo deputado Major Araújo. “Com uma jornada exaustiva o militar trabalha de maneira estressada, não consegue exercer de maneira adequada as funções por ele desempenhadas e pode acabar descontando no ambiente de trabalho, agindo com maior agressividade, não tendo o controle emocional necessário e agindo de forma impulsiva.

Para o deputado Major Araújo a audiência cumpriu seu objetivo principal que era trazer para o debate e dar publicidade aos problemas enfrentados pelos militares goianos. “Nós conseguimos colocar os militares para dialogarem com os comandantes e principalmente fazê-los compreender através das manifestações da tropa os anseios destes profissionais e, inclusive ao final foi firmado um compromisso por parte dos comandos das duas instituições por melhorias no que diz respeito ao fluxograma da carreira e jornada de trabalho”, destacou o parlamentar.

Segundo o presidente da CSP as reflexões retiradas da Audiência Pública vão servir de orientação para vários comandantes. “Creio que muitos comandantes vão repensar sobre o tratamento dispensado aos seus comandados especialmente no que diz respeito às jornadas excessivas, tenho a convicção que mudanças serão feitas, os efeitos virão paulatinamente”, acredita.

A participação dos militares no evento comprovou o compromisso da tropa com as melhorias almejadas por todos, cerca de quinhentos militares compareceram à audiência, com grande representação do interior do estado, que vieram em caravana, além disso, aqueles que estiveram presentes irão servir de multiplicadores para todos os militares.

Para o deputado o comparecimento maciço dos militares demonstra um amadurecimento da categoria com relação à luta de classe. “Classifico a participação como fabulosa, principalmente em virtude de tantos empecilhos que são enfrentados pelos militares para participarem deste tipo de evento, sejam eles as escalas de serviço normais, sejam as escalas extras e até mesmo formaturas que foram marcadas para o dia de hoje. Segundo testemunhos de deputados e servidores da Casa foi a audiência que contou com a maior participação popular desde que assumimos este mandato”, salientou o deputado.

Um comentário:

  1. Acompanhei pelo site e não vi o PRINCIPAL assunto ser tratado: REPOSIÇÃO SALARIAL E AUMENTO propriamente dito...

    Carreira é importante, condição e jornada de trabalho também, mas o que realmente VALORIZA um profissional é sua REMUNERAÇÃO.

    INFELIZMENTE não vi nada de efetivo hoje, só prolixidade de ambas as partes, o de sempre, mais do mesmo.

    Lamentável, uma ótima oportunidade foi perdida, juntamente com o FOCO do assunto, que SEMPRE FOI SALÁRIO.

    Major, represente quem o elegeu, seja leal!

    ResponderExcluir