Projeto quer criar área onde será proibido instalar empresas

Com pouco mais de dois anos de vigência, o Plano Diretor poderá sofrer uma alteração radical caso venha ser aprovado o projeto do vereador Major Araújo (PRB), que substitui o licenciado Rusembergue Barbosa. Novos empreendimentos e atividades de impacto, como atacadistas, armazéns, fábricas, indústrias, danceterias, transportadoras, universidades e escolas de ensino médio ficarão impedidos de serem instalados dentro do chamado “cinturão vermelho”.

Essa zona proibida engloba os principais setores: Central, Universitário, Aeroporto, Coimbra, Oeste, Sul, Marista, Jaó, Santa Genoveva, Jardim Goiás, parte do Bueno e Pedro Ludovico. Os empreendimentos já instalados por direito adquirido, segundo o vereador, não serão obrigados a mudarem de local.

BARREIRA

Caso algum empresário queira instalar um empreendimento causador de impacto em Goiânia terá de buscar uma área fora desse cinturão. Dentro dele só lojas, escritórios, consultórios e outras atividades de menor impacto. “É um novo anel viário interno, que vai funcionar como barreira de proteção para toda grande área já saturada” – explica o vereador Major Araújo, citando o fato de que em média, segundo o Detran, 150 novos carros são licenciados diariamente em Goiânia.

Fora do cinturão, os empreendimentos impactantes poderão ser instalados. Mas, dependendo da natureza da atividade, terão de se submeter a estudo de impacto ambiental, impacto de vizinhança, de trânsito e tratamento acústico para obterem o alvará da Prefeitura. “Queremos desafogar o centro e transferir o eixo de desenvolvimento da cidade para os bairros da periferia, evitando assim que as pessoas tenham de se deslocar ao centro para trabalhar ou estudar” – defende o autor do projeto, que terá de passar por duas votações na Câmara antes de sua aprovação.

FONTE: http://www.dm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário